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Document Type: Dissertação
Title: Empoderamento feminino: proposta de trabalho para a construção de pontos de vista por estudantes do nono ano do ensino fundamental
Other Titles: Female empowerment: porposal of work for the construction of points of view by students of the ninth grade of elementary school
Authors: Moura, Marcia Oliveira
Issue Date: 21-Feb-2019
Advisor: Azevedo, Isabel Cristina Michelan de
Resumo : Esta pesquisa-ação, realizada em um colégio no município de Japaratuba/SE, está voltada para a formação de professores de língua portuguesa no que se refere ao trabalho, em sala de aula, sobre os recursos necessários para a articulação de ideias e para a elaboração de ponto de vista consistente sobre o empoderamento feminino. O objetivo geral é contribuir com a formação de professores voltada ao trabalho com a elaboração de pontos de vista a partir de diferentes gêneros discursivos que tematizam o empoderamento feminino. Metodologicamente, foram seguidas as seguintes etapas: 1.pesquisa bibliográfica e organização de um pré-teste com a intenção de estabelecer encaminhamentos para a pesquisa; 2.elaboração de uma sequência de atividades, que pode ser resumida da seguinte maneira: a partir de uma sondagem, que consistiu na produção de um vídeo de um minuto cuja temática foi o cotidiano de uma adolescente, foram organizadas seis atividades sequenciais (direcionadas ao estudo dos operadores argumentativos em textos, à identificação de diferentes gêneros discursivos, à construção de pontos de vista, à análise de vídeos, visando à produção de um roteiro de vídeo e à socialização de diferentes pontos de vista por meio de mesas temáticas). Após a análise dos resultados, como produto final deste Mestrado Profissional, optou-se pela produção de um vídeo destinado a servir de apoio ao trabalho dos professores em uma perspectiva de formação continuada. Os dados reunidos no pré-teste foram analisados a partir das ideias dos seguintes autores: Foucault (1995) para discutir as relações de poder na sociedade; Carvalho (2011), Spivak (2010), Muniz (2017) e Bandeira (2017) para definições de empoderamento feminino e subalternidade. Para tratar da produção da argumentação foram utilizadas as ideias de Meyer (1982; 1991), Barroso (2007), Magalhães (2013) e Koch (2017). E para a definição de ponto de vista e suas relações com aspectos linguísticos foram utilizados os postulados de Rabatel (2016). Os resultados apontam que houve ampliação no uso dos operadores argumentativos e dos recursos de argumentação pelos estudantes de nono ano do ensino fundamental, consequentemente, alcançaram maior consistência na elaboração de pontos de vista ao refletir, em conjunto, sobre discursos e comportamentos que constroem as relações em sociedade. A realização desta pesquisa possibilitou aos estudantes compreender e questionar os discursos que lhes cercam para, deste modo, tomarem atitudes transformadoras no que se refere ao respeito a homens e mulheres.
Abstract: This action research project, undertaken in a school in Japaratuba city / SE, aims at improving the training of Portuguese teachers regarding the work, in the classroom, on the resources necessary for the articulation of ideas and for the elaboration of a consistent point view on women's empowerment. The general objective is to contribute with teacher training aimed at the work with the elaboration of points of view from different discursive genres that focus on female empowerment. Methodologically, the following steps were followed: 1. bibliographic research and organization of a pre-test with the intention of establishing referrals for the research; 2. elaboration of a sequence of activities that can be summarized as follows: from a survey, which consisted in the production of a one-minute video whose thematic was the daily life of ateenager, six sequential activities (aimed at the study of the argumentative operators in texts, the identification of different discursive genres, the construction of points of view, the analysis of videos, aiming at the production of a video script and the socialization of different points of view through panel discussions). After analyzing the results, as the final product of this Professional Master's Degree, we opted for the production of a video designed to support the work of teachers in a perspective of continuing education. The data collected in the pretest were analyzed based on the ideas of the following authors: Foucault (1995) to discuss the power relations in society; Carvalho (2011), Spivak (2010), Muniz (2017) and Bandeira (2017) for definitions of female empowerment and subalternity. The ideas of Meyer (1982; 1991), Barroso (2007), Magalhães (2013) and Koch (2017) were used to deal with the production of the argumentation. And for the definition of point of view and its relations with linguistic aspects, the postulates of Rabatel (2016) were used. The results point out that there was an increase in the use of argumentative operators and the resources of argumentation by the students of ninth grade, consequently, they reached a greater consistency in the elaboration of points of view by thinking over, together, discourses and behaviors that build relationships in society. The realization of this research made it possible for the students to understand and question the discourses that surround them so that they take transformative stances regarding respect for men and women.
Keywords: Argumentação
Empoderamento feminino
Ponto de vista
Formação de professores
Argumentation
Female empowerment
Point of view
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: MOURA, Marcia Oliveira. Empoderamento feminino: proposta de trabalho para a construção de pontos de vista por estudantes do nono ano do ensino fundamental. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11257
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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