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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11262
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Joana Camila de Santana | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-31T12:41:12Z | - |
dc.date.available | 2019-05-31T12:41:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-10 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, Joana Camila de Santana. Botânica em Libras : aprendendo sobre as angiospermas com um guia didático. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11262 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Botânica | por |
dc.subject | Inclusão social | por |
dc.subject | Libras | por |
dc.subject | Recurso didático | por |
dc.subject | Sergipe (SE) | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.title | Botânica em Libras : aprendendo sobre as angiospermas com um guia didático | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira | - |
dc.description.resumo | A educação das pessoas com necessidades auditivas é vista como uma caminhada repleta de desafios no âmbito da comunicação necessária entre os processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, a inclusão de pessoas com surdez tem se instituído como um problema para a comunidade escolar e sociedade em geral, devido às limitações linguísticas enfrentadas pelos(as) estudantes surdos(as), estudantes ouvintes e professores(as) dentro da sala de aula. Com vistas a reduzir a lacuna existente no ensino e na comunicação entre estudantes surdos(as) e ouvintes e quanto as aulas de Botânica, este trabalho objetivou analisar a efetividade de um guia didático para aprendizagem da morfologia das angiospermas com sinais em Libras para surdos(as) e língua portuguesa escrita para ouvintes. Metodologicamente, foi realizada pesquisa de campo de caráter qualitativo, do tipo exploratória-descritiva. Foram feitos momentos de vivências em sala de aula, entrevistas estruturada e semiestruturada e aplicação do guia morfológico com a participação de nove estudantes e uma intérprete da turma do Ensino Médio de uma escola pública de Aracaju. Para análise dos dados, utilizou-se a análise da tradução da intérprete de maneira reflexiva a partir das falas. Como conclusão, a criação e aplicação de um recurso didático contribuiu para o aprendizado dos(as) estudantes ouvintes de forma significativa e mostrou-se eficiente no processo de interação entre estudantes surdos(as) e estudantes ouvintes. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Sindiany Suelen Caduda dos | - |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Joana_Camila_Santana_Oliveira.pdf | 3,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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