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dc.contributor.authorOliveira, Joana Camila de Santana-
dc.date.accessioned2019-05-31T12:41:12Z-
dc.date.available2019-05-31T12:41:12Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.citationOliveira, Joana Camila de Santana. Botânica em Libras : aprendendo sobre as angiospermas com um guia didático. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11262-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectBotânicapor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.subjectLibraspor
dc.subjectRecurso didáticopor
dc.subjectSergipe (SE)por
dc.subjectEducação especialpor
dc.titleBotânica em Libras : aprendendo sobre as angiospermas com um guia didáticopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoA educação das pessoas com necessidades auditivas é vista como uma caminhada repleta de desafios no âmbito da comunicação necessária entre os processos de ensino e aprendizagem. Diante disso, a inclusão de pessoas com surdez tem se instituído como um problema para a comunidade escolar e sociedade em geral, devido às limitações linguísticas enfrentadas pelos(as) estudantes surdos(as), estudantes ouvintes e professores(as) dentro da sala de aula. Com vistas a reduzir a lacuna existente no ensino e na comunicação entre estudantes surdos(as) e ouvintes e quanto as aulas de Botânica, este trabalho objetivou analisar a efetividade de um guia didático para aprendizagem da morfologia das angiospermas com sinais em Libras para surdos(as) e língua portuguesa escrita para ouvintes. Metodologicamente, foi realizada pesquisa de campo de caráter qualitativo, do tipo exploratória-descritiva. Foram feitos momentos de vivências em sala de aula, entrevistas estruturada e semiestruturada e aplicação do guia morfológico com a participação de nove estudantes e uma intérprete da turma do Ensino Médio de uma escola pública de Aracaju. Para análise dos dados, utilizou-se a análise da tradução da intérprete de maneira reflexiva a partir das falas. Como conclusão, a criação e aplicação de um recurso didático contribuiu para o aprendizado dos(as) estudantes ouvintes de forma significativa e mostrou-se eficiente no processo de interação entre estudantes surdos(as) e estudantes ouvintes.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Sindiany Suelen Caduda dos-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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