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Document Type: Dissertação
Title: Coopetição em clusters comerciais : análise no município de Lagarto – Sergipe
Authors: Santos, Obderan Bispo dos
Issue Date: 22-Apr-2019
Advisor: Olave, Maria Elena León
Resumo : A cooperação entre empresas é uma estratégia tão irreversível quanto à globalização, entendese assim, que as relações entre as organizações que cooperam, ao mesmo tempo que competem, proporcionam vantagens capazes de influenciar positivamente seus resultados, promovendo um ganho competitivo em cadeia. Neste cenário, o fenômeno da coopetição vem ocupando destaque, visto que contempla a análise de comportamentos de cooperação competitiva entre organizações, ou seja, concorrentes que cooperam para gerar valor coletivo ao tempo que competem por benefícios individuais. Mediante o contexto, a pesquisa investiga o fenômeno aplicado à organizações comerciais cujo objetivo principal proposto foi o de analisar a correlação da cooperação e competição com a coopetição entre comerciantes associados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município de Lagarto/SE. De caráter exploratório e descritivo com natureza quantitativa a partir do modelo de análise da coopetição elaborado por Silva (2016), o desenvolvimento da pesquisa permitiu o aprofundamento do estudo sobre a coopetição em organizações comerciais aglomeradas, contribuindo para o desenvolvimento literário sobre o tema e, trazendo como sugestão, a inclusão de variáveis relacionadas à cultura e confiança como influenciadores na coopetição. Por principais resultados encontrados, as análises apontaram a existência de um cluster comercial varejista em Lagarto/SE, além disso, verificou-se que as mulheres são mais cooperativas que os homens. Por fim, as hipóteses da pesquisa não foram estatisticamente confirmadas, tornando inviável assegurar que há correlação da cooperação e competição com a coopetição no ambiente investigado.
Abstract: Cooperation between companies is as irreversible a strategy as globalization, it is understood that relations between cooperating organizations, while competing, provide advantages that can positively influence their results, promoting a competitive chain gain. In this scenario, the phenomenon of coopetition has been highlighted, since it contemplates the analysis of behaviors of competitive cooperation between organizations, that is, competitors that cooperate to generate collective value while competing for individual benefits. In this context, the research analyzes the phenomenon applied to commercial organizations, whose main objective was to analyze the correlation of cooperation and competition with the coopetition among merchants associated with the Chamber of Shopkeepers (CDL) in the municipality of Lagarto/SE. With an exploratory and descriptive character with a quantitative nature, based on the coopetition analysis model developed by Silva (2016), the research development allowed the study of coopetition to be deepened in agglomerated commercial organizations, contributing to the literary development on the theme and, bringing as a suggestion, the inclusion of variables related to culture and trust as influencers in coopetition. For the main results found, the analyzes pointed out the existence of a retail commercial cluster in Lagarto/SE, in addition, it was verified that the women are more cooperative than the men. Finally, the hypotheses of the research were not statistically confirmed, making it unfeasible to assure that there is correlation of cooperation and competition with the coopetition in the researched environment.
Keywords: Comércio
Cluster
Competição
Cooperação
Competition
Cooperation
Lagarto (SE)
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-graduação em Administração
Citation: SANTOS, Obderan Bispo dos. Coopetição em clusters comerciais : análise no município de Lagarto – Sergipe. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11274
Appears in Collections:Mestrado em Administração

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