Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/1136
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Influência dos estados comportamentais na prontidão da mamada de recém-nascidos prematuros
Autor(es): Medeiros, Andrea Monteiro Correia
Sá, Thalyta Prata Leite de
Data do documento: 2012
Abstract: Objetivo: Investigar a relação entre os estados comportamentais e comportamentos específicos de prontidão para mamada em recém-nascidos prematuros. Metodologia: Estudo observacional, descritivo, realizado em uma maternidade pública. Participaram da amostra 25 recém-nascidos prematuros, internados em regime de alojamento conjunto, selecionados a partir do estudo dos prontuários. Os bebês foram filmados durante 5 minutos, em repouso. Os estados comportamentais observados foram: sono profundo, sono leve, sonolento, alerta, agitado/irritado e choro. Observaram-se também os comportamentos específicos relacionados à prontidão para mamada: mão na boca direita, mão na boca esquerda, sucção de mão direita, sucção de mão esquerda, protrusão de língua e movimentos de sucção. Os vídeos foram analisados, os dados registrados no programa SPSS. As variáveis foram caracterizadas por estatística descritiva e a relação entre elas foi feita através da correlação de Pearson. O valor de p foi considerado significante quando menor que 0,05 (5%) ou 0,01 (1%). Resultados: O estado comportamental predominante, em média, foi sono leve (121,56), seguido de sonolento (80,28) e alerta (75,52). Houve correlação significativa para estado de alerta com o comportamento específico mão na boca direita (p=0,482), sucção de mão direita (p=0,478), protrusão de língua (p=0,595) e movimentos de sucção (p=0,531). Conclusões: A incidência de determinados comportamentos específicos presentes nos recém-nascidos apontou para a existência de uma relação entre comportamentos relacionados à prontidão para mamada e estados comportamentais favoráveis em idade precoce (correspondente à 34 semanas de idade gestacional).
Palavras-chave: Neonatologia
Prematuro
Comportamento
Aleitamento materno
Citação: SÁ, T.P.L.; MEDEIROS, A. M. C. Influência dos estados comportamentais na prontidão da mamada de recém-nascidos prematuros. In: CONGRESSO BRASILEIRO FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR, 4, 2012, São Paulo. Anais... São Paulo, 2012.
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1136
Aparece nas coleções:DFO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InfluênciaDosEstados.pdf225,32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.