Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11406
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorRodrigues, Thamisa Sejanny de Andrade-
dc.date.accessioned2019-07-01T19:57:43Z-
dc.date.available2019-07-01T19:57:43Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Thamisa Sejanny de Andrade. Bebês e professora em ações interativas de cuidado/educação na educação infantil : o banho e a alimentação em foco. 2019. 168 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11406-
dc.description.abstractTeaching with babies has specificities that constitute the movement of interaction, experiences and interactive actions with / among social actors in the daily education of children. The main objective of this research is to understand how the actions of care / education between infants and their teacher are constituted, in the moments destined to the personal care, in feeding and bathing situations. Specifically, it was sought to observe the interactive actions of infants and their teacher, in order to analyze how these actions constitute as educational practices in the institution of Early Childhood Education. From this, and considering the moments of feeding and bathing, was listed as the focus of analysis: 1) the sociocommunication actions used by the babies in occasions of interactions with their teacher; 2) the interactive actions initiated and maintained by the teacher in face of the social (re) actions expressed by the babies; 3) the ways that infants represent acts of personal care received during bathing and feeding in interaction with the couple of age. The study has a qualitative approach and a descriptive exploratory character. The subjects participating in the present investigation are 7 (seven) babies and a teacher, members of the age group called nursery 1, of a municipal institution of Early Childhood Education located in Nossa Senhora do Socorro / SE. Therefore, the main theoretical sources composed the studies that are included in the call Pedagogy(s) of Childhood(s). As data generation instruments, participant observation, recording in field diary, photographs and video recordings of moments for feeding and bathing are used. The data were analyzed based on observation, selection and description of interactive episodes that were produced in the articulation between the empirical data emerging from the study in the light of the chosen theoretical reference. We show that moments related to bathing and feeding are usually marked by significant interactions between infants and their teacher, constituting important educational practices for the integral development of infants, which are materialized in actions that go beyond dietary and bodily hygiene needs, which are also important, but which in this study are revealed as moments of social, cultural and affective learning that integrate the indissociability of caring / educating the child. Interactive actions between infants and older mates reveal that they are powerful in the learning they take on the personal care they receive during bathing and feeding.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectAlimentos para bebêspor
dc.subjectCuidadospor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectBebêspor
dc.subjectCuidados pessoaispor
dc.subjectDocênciapor
dc.subjectFormação continuadaeng
dc.subjectCuidados corporaiseng
dc.subjectBabieseng
dc.subjectPersonal careseng
dc.subjectTeachingpor
dc.subjectChild educationpor
dc.titleBebês e professora em ações interativas de cuidado/educação na educação infantil : o banho e a alimentação em focopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Maria Inêz Oliveira-
dc.description.resumoA docência com bebês possui especificidades que se constituem no movimento de convívio, experiências e ações interativas com/entre os atores sociais no cotidiano da Educação Infantil. A presente pesquisa tem por objetivo central compreender como são constituídas as ações de cuidado/educação entre bebês e sua professora, nos momentos destinados aos cuidados pessoais, em situações de alimentação e banho. Especificamente, buscou-se observar ações interativas de bebês e sua professora, de modo a analisar como essas ações se constituem enquanto práticas educativas na instituição de Educação Infantil. A partir disso, e considerando os momentos de alimentação e de banho, foram elencados como foco de análise: 1) as ações sociocomunicativas utilizadas pelos bebês em ocasiões de interações com sua professora; 2) as ações interativas iniciadas e mantidas pela professora diante das (re)ações sociais expressas pelos bebês; 3) os modos que os bebês reapresentam ações de cuidados pessoais recebidas durante o banho e a alimentação em interação com os pares de idade. O estudo possui abordagem qualitativa e caráter exploratório descritivo. Os sujeitos participantes da presente investigação são 7 (sete) bebês e uma professora, integrantes do agrupamento etário denominado berçário 1, de uma instituição municipal de Educação Infantil situada em Nossa Senhora do Socorro/SE. Para tanto, compuseram as principais fontes teóricas os estudos que se inserem na(s) chamada(s) Pedagogia(s) da(s) Infância(s). Como instrumentos de geração de dados, utiliza-se a observação participante, o registro em diário de campo, fotografias e videogravações de momentos destinados à alimentação e ao banho. Os dados foram analisados a partir de observação, seleção e descrição de episódios interativos que foram produzidos na articulação entre os dados empíricos emergentes do estudo à luz do referencial teórico eleito. Evidenciamos que os momentos relativos ao banho e à alimentação estão marcados, em geral, por significativas ações interativas entre bebês e sua professora, constituindo-se em práticas educativas importantes para o desenvolvimento integral dos bebês, que se materializam em ações que vão para além de necessidades dietéticas e de higiene corporal, que também são importantes, mas que neste estudo são revelados enquanto momentos de aprendizagens sociais, culturais, afetivas, que integram a indissociabilidade cuidar/educar a criança. As ações interativas entre bebês e companheiros de idade revelam que eles são potentes nos aprendizados que empreendem sobre os cuidados pessoais recebidos durante o banho e a alimentação.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Ramos, Tacyana Karla Gomes-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
THAMISA_SEJANNY_ANDRADE_RODRIGUES.pdf5,06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.