Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11411
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Márcio Ponciano dos-
dc.date.accessioned2019-07-02T14:55:07Z-
dc.date.available2019-07-02T14:55:07Z-
dc.date.issued2019-03-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Márcio Ponciano dos. Expectativas neurocognitivas da atenção em uma sequência de ensino para a habilitação do raciocínio axiomático durante a aprendizagem da demonstração da lei dos senos. 2019. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11411-
dc.description.abstractThe studies on trigonometry stimulate discussions which foment numerous researches in the area of Mathematics Education and, through them, the hypothesis of the existence of obstacles in the process of construction of the demonstration of the law of the sines was raised. Thus, this research presents the results of an investigation that aimed to analyze the attentional neurocognitive expectations available during the process of construction of the axiomatic reasoning used in the demonstration of the law of the sines. The methodological conduction of the research was organized through learning protocols based on the pillars of classical didactic engineering (preliminary analyzes, conceptions and a priori analysis, experimentation, a posteriori analysis and validation), with Artigue (1988) as a prominent name. Following the phases of this methodology, a historical, epistemological and habitual teaching analysis was developed in order to understand the context and obstacles related to knowledge about the mathematical object under analysis. The theoretical framework was based on the knowledge about the history of mathematics, specifically the law of sines, through the (re) visitation in Eves (2004), Euclides (2009) and Boyer (2012); in partnership with the knowledge of cognitive neuroscience, especially in the studies of Posner and Petersen (1990, 2012), Kandel et al. (1991), Lent (2002), Gazzaniga et al. (2006), Sternberg (2010), Cosenza and Guerra (2011) and Posner (2012), with emphasis on the process of capturing, conducting, coding and consolidating information. Regarding the levels of demonstration in mathematics teaching, it was supported in Balacheff (1984) and De Villiers (2001, 2002). The investigation was implemented through the application of a didactic sequence for students of the degree course in mathematics in the first semester of 2018, of the Universidade Federal de Sergipe, which was intermediated by the use of the mobile trigonometric cycle and learning protocols. In the view of the investigations, application and analysis of the didactic sequence, it was concluded that when working on the law of Sines, the use of contextualization and the mobile trigonometric cycle, it is possible to identify the student's interest in the studied content, sharpening their attentional system through visual-tactile, which triggers greater attention and focus when working on the demonstration of the law of the sines.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio a Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe - FAPITEC/SEpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectDemonstrações na educaçãopor
dc.subjectAtençãopor
dc.subjectAprendizagem cognitivapor
dc.subjectTrigonometriapor
dc.subjectDemonstrações matemáticaspor
dc.subjectExpectativas neurocognitivas da atençãopor
dc.subjectLei dos senospor
dc.subjectMathematical demonstrationseng
dc.subjectNeurocognitive expectations of attentioneng
dc.subjectLaw of the sineseng
dc.subjectTrigonometryeng
dc.titleExpectativas neurocognitivas da atenção em uma sequência de ensino para a habilitação do raciocínio axiomático durante a aprendizagem da demonstração da lei dos senospt_BR
dc.title.alternativeNeurocognitive expectations of attention in a sequence of teaching for habilitation of axiomatic reasoning during the learning the demonstration of the law of sineseng
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Laerte Silva da-
dc.description.resumoOs estudos sobre trigonometria impulsionam discussões que fomentam inúmeras pesquisas na área da Educação Matemática e, a partir delas, foi levantada a hipótese da existência de obstáculos no processo de construção da demonstração da lei dos senos. Assim, nesta pesquisa, são apresentados os resultados de uma investigação que teve por objetivo analisar as expectativas neurocognitivas atencionais disponíveis durante o processo de construção do raciocínio axiomático utilizado na demonstração da lei dos senos. A condução metodológica da pesquisa foi organizada por meio de protocolos de aprendizagens embasados nos pilares da engenharia didática clássica (análises preliminares, concepções e análise a priori, experimentação, análise a posteriori e validação), tendo Artigue (1988) como nome de destaque. Seguindo as fases dessa metodologia, foi desenvolvida uma análise histórica, epistemológica e do ensino habitual para compreender o contexto e os obstáculos referentes ao conhecimento sobre o objeto matemático em análise. O arcabouço teórico apoiou-se nos conhecimentos sobre a história da matemática, especificamente a lei dos senos, através da (re)visitação em Eves (2004), Euclides (2009) e Boyer (2012); em parceria com os conhecimentos da neurociência cognitiva, principalmente, nos estudos de Posner e Petersen (1990, 2012), Kandel et al. (1991), Lent (2002), Gazzaniga et al. (2006), Sternberg (2010), Cosenza e Guerra (2011) e Posner (2012), com ênfase no processo de captação, condução, codificação e consolidação da informação. Quanto aos níveis de demonstrações no ensino de matemática, teve-se respaldo em Balacheff (1984) e De Villiers (2001, 2002). A investigação foi implementada mediante a aplicação de uma sequência de ensino para alunos do curso de licenciatura em matemática no primeiro semestre de 2018, da Universidade Federal de Sergipe, intermediada pelo uso do ciclo trigonométrico móvel e protocolos de aprendizagens. Em face das investigações, aplicação e análise da sequência didática, foi concluído que ao se trabalhar com a lei dos senos, o uso da contextualização e do ciclo trigonométrico móvel, permite-se identificar o interesse do aluno pelo conteúdo estudado, aguçando seu sistema atencional através do visual-tátil, que desencadeia maior atenção e foco ao se trabalhar com a demonstração da lei dos senos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Ivanete Batista dos-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCIO_PONCIANO_SANTOS.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.