Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11453
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | A cooperação multiprofissional no planejamento pedagógico da educação em tempo integral: um estudo descritivo de quatro escolas municipais de Lagarto-SE |
Título(s) alternativo(s): | A multiprofessional cooperation in pedagogical planning of fulltime education: a descriptive study of four municipal schools of Lagarto-SE La cooperación multiprofesional en la planificación pedagógica de la educación en tiempo integral: un estudio descriptivo de cuatro escuelas municipales de Lagarto-SE |
Autor(es): | Schmitz, Heike Silva, Aila Santana de Amorim Almeida, Themyres Gabriele Santos Kamski, Ilse |
Data do documento: | Set-2019 |
Resumo: | A extensão da jornada escolar, que visa ampliar oportunidades educativas e que prevê para tal fim a inserção de atores extraclasse, implica desafios no planejamento pedagógico escolar, particularmente quando se exige a articulação entre o currículo escolar e a oferta extraclasse. O planejamento se reflete na proposta pedagógica a ser, conforme legislação, elaborada com participação dos professores. Parece plausível envolver nas escolas em tempo integral também os demais atores envolvidos nos processos escolares de ensino. Por meio de um estudo de caso descritivo em quatro escolas municipais de Lagarto/Sergipe, buscou-se compreender se e como cooperam os atores extraclasse com os atores escolares. As respostas das coordenadoras pedagógicas, professores e monitores revelaram dificuldades para uma cooperação multiprofissional principalmente entre professores e monitores, mas foi confirmada uma cooperação no planejamento e na operacionalização das atividades entre monitores e coordenadoras da oferta extraclasse e entre estas e a coordenação escolar. Em diversos aspectos, os resultados desse estudo descritivo são semelhantes às revelações de um estudo alemão, de natureza quantitativa, a que se recorreu aqui para a discussão. |
Abstract: | The extension of the school day that provides for expanded education opportunities
and that for this purpose includes the insertion of extracurricular actors means
challenges for pedagogical school planning, especially when the school curriculum
and the extracurricular offer have to be linked to each other. The planning is
reflected in the pedagogical proposal that, according to legislation, has to be
elaborated with the teachers` participation. It seems to be plausible to include all
other actors that are involved in the school teaching processes in full-time schools. By
a descriptive case study in four municipal schools in Lagarto / Sergipe, it was sought
to understand if and how the extracurricular actors cooperate with the school
actors. The responses of the pedagogical coordinators, teachers and workshop
instructors revealed difficulties in the multiprofessional cooperation, mainly between
teachers and workshop instructors, but the cooperation in the planning and
operationalization of the activities betw een the workshop instructors and the
coordinators of the extra class offer and between these coordinatores and the
school coordination was confirmed. In several aspects, the results of this descriptive
study are similar to the findings of a quantitative German study that has been used in
this paper for discussion.________________________________________________________________________________________________________________________________ La ampliación de la jornada escolar que busca aumentar las oportunidades educativas, y que predice la inserción de actores extraescolares, coloca desafíos a la planificación pedagógica escolar, particularmente cuando se exige la articulación entre el currículo escolar y la oferta extraescolar. La planificación se refleja en la propuesta pedagógica a ser, conforme con la legislación, elaborada con la participación de los profesores. Parece plausible envolver en las escuelas a tiempo completo los demás actores involucrados en los procesos escolares de enseñanza. Por medio de un estudio de caso descriptivo, en cuatro escuelas municipales de Lagarto / Sergipe, se buscó comprender si y cómo cooperan los actores extraescolares con los actores escolares. Las respuestas de los coordinadores pedagógicos, los profesores y los monitores revelaron dificultades en la cooperación multiprofesional, principalmente entre profesores y monitores, pero se confirmó una cooperación en la planificación y en la operacionalización de las actividades entre monitores y coordinadores de la oferta extraclase y entre ellos y la coordinación escolar. En diversos aspectos los resultados de este estudio descriptivo son similares a las revelaciones de un estudio alemán, de naturaleza cuantitativa, que también se utilizó para delinear la discusión. |
Palavras-chave: | Educação Cooperação multiprofissional Gestão educacional Planejamento pedagógico Multiprofessional cooperation Education management Pedagogical planning Cooperación multiprofesional Gestión educativa Planificación pedagógica |
ISSN: | 2237-9460 |
Parte de : | Revista Exitus |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
Citação: | SCHMITZ, H.; SILVA, A. S. de A. ; ALMEIDA, T. G. S. ; KAMSKI, I. A cooperação multiprofissional no planejamento pedagógico da educação em tempo integral: um estudo descritivo de quatro escolas municipais de Lagarto-SE. Revista Exitus, Santarém, PA, v. 9, n. 3, p. 339-364, jul./set. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2019v9n3ID922. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/922. Acesso em: 11 jul. 2019. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11453 |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CooperaçãoMultiprofissionalPlanejamentoPedagogico.pdf | 401,14 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.