Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11455
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKamski, Ilse-
dc.contributor.authorSchmitz, Heike-
dc.date.accessioned2019-07-11T21:10:26Z-
dc.date.available2019-07-11T21:10:26Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationKAMSKI, I.; SCHMITZ, H. Características da escola em tempo integral na Alemanha: um olhar analítico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230066. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100254. Acesso em: 11 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn1809-449X-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11455-
dc.description.abstractA school reform has been marking the German educational scenery in the last decade. There was a significant increase in the number of schools offering fulltime education. Their implementation requires a reorganization of schools. The aim is, through a review of the German scientific literature, to systematize characteristics of fulltime-schools, based on the quality model for fulltime-schools by Holtappels, which considers organizational and pedagogical dimensions of an organizational development of the fulltime school. Based on this, a reference Chart of quality for fulltime schools was developed, structuring characteristics, criteria and indicators evidenced by educational theories and empirical evidences. ________________________________________________________________________________________________________________________________eng
dc.description.abstractEn el panorama educacional de Alemania se observa una reforma de las escuelas en la última década. Hubo un aumento significativo de escuelas que ofrecen educación a tiempo integral. Su implementación requiere una reorganización de la escuela. Se propone, en este caso, sistematizar, a través de una revisión de la literatura científica alemana, las características de la escuela a tiempo integral, con referencia al modelo de calidad de la escuela a tiempo integral de Holtappels, en el que es considerada tanto la dimensión organizacional como la pedagogía de la institución escolar y a partir de la cual se elaboró un cuadro de referencia de la calidad para las escuelas a tiempo integral, estructurando características, criterios e indicadores destacados por teorías educacionales y por evidencias empíricas.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherAssociação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscola em tempo integralpor
dc.subjectAlemanhapor
dc.subjectQualidade da escolapor
dc.subjectDesenvolvimento organizacionalpor
dc.subjectFulltime schooleng
dc.subjectGermanyeng
dc.subjectSchool qualityeng
dc.subjectOrganizational developmenteng
dc.subjectEscuela a tiempo integralspa
dc.subjectCalidad de la escuelaspa
dc.subjectDesarrollo organizacionalspa
dc.titleCaracterísticas da escola em tempo integral na Alemanha: um olhar analíticopt_BR
dc.title.alternativeCharacteristics of the fulltime-school in germany: an analytical vieweng
dc.title.alternativeCaracterísticas de la escuela a tiempo integral en alemania: una mirada analíticaspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoObserva-se, no panorama educacional na Alemanha, uma reforma das escolas na última década. Houve um crescimento significativo de escolas que ofertam educação em tempo integral, que para sua implementação exige uma reorganização da instituição. Propõe-se aqui sistematizar, por meio de uma revisão da literatura científica alemã, características da escola em tempo integral com referência ao modelo de qualidade da escola em tempo integral de Holtappels, no qual são consideradas tanto a dimensão organizacional da instituição escolar como a pedagógica. Esse modelo apresenta um quadro de referência da qualidade para escolas em tempo integral no qual estrutura características, critérios e indicadores destacados por teorias educacionais e evidências empíricas.pt_BR
dc.description.localRio de Janeiropt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaracteristicasEscolaAlemanha.pdf176,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.