Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11455
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Kamski, Ilse | - |
dc.contributor.author | Schmitz, Heike | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-11T21:10:26Z | - |
dc.date.available | 2019-07-11T21:10:26Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | KAMSKI, I.; SCHMITZ, H. Características da escola em tempo integral na Alemanha: um olhar analítico. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 23, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782018230066. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100254. Acesso em: 11 jul. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-449X | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11455 | - |
dc.description.abstract | A school reform has been marking the German educational scenery in the last decade. There was a significant increase in the number of schools offering fulltime education. Their implementation requires a reorganization of schools. The aim is, through a review of the German scientific literature, to systematize characteristics of fulltime-schools, based on the quality model for fulltime-schools by Holtappels, which considers organizational and pedagogical dimensions of an organizational development of the fulltime school. Based on this, a reference Chart of quality for fulltime schools was developed, structuring characteristics, criteria and indicators evidenced by educational theories and empirical evidences. ________________________________________________________________________________________________________________________________ | eng |
dc.description.abstract | En el panorama educacional de Alemania se observa una reforma de las escuelas en la última década. Hubo un aumento significativo de escuelas que ofrecen educación a tiempo integral. Su implementación requiere una reorganización de la escuela. Se propone, en este caso, sistematizar, a través de una revisión de la literatura científica alemana, las características de la escuela a tiempo integral, con referencia al modelo de calidad de la escuela a tiempo integral de Holtappels, en el que es considerada tanto la dimensión organizacional como la pedagogía de la institución escolar y a partir de la cual se elaboró un cuadro de referencia de la calidad para las escuelas a tiempo integral, estructurando características, criterios e indicadores destacados por teorías educacionales y por evidencias empíricas. | spa |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Escola em tempo integral | por |
dc.subject | Alemanha | por |
dc.subject | Qualidade da escola | por |
dc.subject | Desenvolvimento organizacional | por |
dc.subject | Fulltime school | eng |
dc.subject | Germany | eng |
dc.subject | School quality | eng |
dc.subject | Organizational development | eng |
dc.subject | Escuela a tiempo integral | spa |
dc.subject | Calidad de la escuela | spa |
dc.subject | Desarrollo organizacional | spa |
dc.title | Características da escola em tempo integral na Alemanha: um olhar analítico | pt_BR |
dc.title.alternative | Characteristics of the fulltime-school in germany: an analytical view | eng |
dc.title.alternative | Características de la escuela a tiempo integral en alemania: una mirada analítica | spa |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.identifier.license | Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) | pt_BR |
dc.description.resumo | Observa-se, no panorama educacional na Alemanha, uma reforma das escolas na última década. Houve um crescimento significativo de escolas que ofertam educação em tempo integral, que para sua implementação exige uma reorganização da instituição. Propõe-se aqui sistematizar, por meio de uma revisão da literatura científica alemã, características da escola em tempo integral com referência ao modelo de qualidade da escola em tempo integral de Holtappels, no qual são consideradas tanto a dimensão organizacional da instituição escolar como a pedagógica. Esse modelo apresenta um quadro de referência da qualidade para escolas em tempo integral no qual estrutura características, critérios e indicadores destacados por teorias educacionais e evidências empíricas. | pt_BR |
dc.description.local | Rio de Janeiro | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CaracteristicasEscolaAlemanha.pdf | 176,71 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.