Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11464
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorMatos, Marcos Paulo Santa Rosa-
dc.date.accessioned2019-07-15T19:38:28Z-
dc.date.available2019-07-15T19:38:28Z-
dc.date.issued2017-01-24-
dc.identifier.citationMATOS, Marcos Paulo Santa Rosa. “Já não são dois, mas uma só carne” : a heteronormatividade constitutiva do discurso litúrgico matrimonial. 2017. 195 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11464-
dc.description.abstractBased on the theoretical and methodological background of Discourse Analysis of French Tradition (AD), we have analyzed the Ritual do Matrimônio (1993), a liturgical script for the nuptial liturgy translated and adapted from the typical Latin version – Ordo Celebrandi Matrimonium (1991) –, translated and adapted by the Brazil’s National Conference of Bishops (CNBB), aiming to explain the heteronormative formation of the Catholic religious discourse materialized into liturgical formulations of the nuptial ceremony. The work is divided into three stages: i) revision of the history, fundamental concepts and AD method of work – especially, by Pêcheux (1997a, 1997b, 1997c, 2012), by Pêcheux and Fuchs (1997) and Orlandi (2010a), a synthesis of research on religious discourse as “type” – particularly Orlandi's studies (1987, 1996) – and proposition of the concept of liturgical discourse as “subtype”, alongside doctrinal and pastoral; ii) study of the historical production of the matrimonial ritual and heteronormative practice in the Catholic Church, with reference to doctrinal and canonical side issues, and with emphasis on the reformulations that took place after the Vatican Second Council (1962-1965), which undertook a general process of ecclesiastical reform in order to adapt the Church to the modern world; iii) linguistic-discursive analysis of the main enunciative forms of the Ritual do Matrimônio (1993), aimed at apprehending and describing the mode of functioning of the matrimonial ritual as a device of subjection and disciplinarization that materializes the heteronormative ideology approved by the Catholic Church. The study makes possible a desuperimposed understanding not only of the relationship between Catholic matrimonial liturgy and heteronormativity, but also of the role played by the Church as mediator between the spiritual and temporal planes, which are the pillars of the symbolic structure of Christian religious discourse (DRC).eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectIgreja católicapor
dc.subjectCasamentopor
dc.subjectHomossexualidadepor
dc.subjectSilênciopor
dc.subjectCatholic churcheng
dc.subjectMarriageeng
dc.subjectHomossexualityeng
dc.subjectHeteronormativityeng
dc.subjectSilenceeng
dc.title“Já não são dois, mas uma só carne” : a heteronormatividade constitutiva do discurso litúrgico matrimonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tfouni, Fábio Elias Verdiani-
dc.description.resumoAnalisa-se, tendo como base o cabedal teórico e metodológico da Análise de Discurso de tradição francesa (AD), o Ritual do Matrimônio (1993), roteiro litúrgico para a liturgia nupcial traduzido e adaptado da versão típica latina – Ordo Celebrandi Matrimonium (1991) – pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), buscando-se explicitar a formação heteronormativa do discurso religioso católico materializada nas formulações litúrgicas da cerimônia nupcial. O trabalho está divido em três etapas: i) revisão da história, dos conceitos fundamentais e do método de trabalho da AD – sobretudo, a partir de Pêcheux (1997a, 1997b, 1997c, 2012), de Pêcheux e Fuchs (1997) e de Orlandi (2010a) –, síntese das pesquisas sobre o discurso religioso enquanto “tipo” – particularmente dos estudos de Orlandi (1987, 1996) – e proposição do conceito de discurso litúrgico enquanto “subtipo”, ao lado do doutrinário e do pastoral; ii) estudo da produção histórica do ritual matrimonial e da prática heteronormativa da Igreja Católica, com remissão a questões colaterais de caráter doutrinário e canônico, e com ênfase nas reformulações ocorridas após o Concílio Vaticano II (1962-1965), que empreendeu um processo geral de reforma eclesiástica no intuito de adaptar a Igreja ao mundo moderno; iii) análise linguístico-discursiva dos principais formulários enunciativos do Ritual do Matrimônio (1993), voltada a apreender e descrever o modo de funcionamento do ritual matrimonial enquanto dispositivo de assujeitamento e de disciplinarização que materializa a ideologia heteronormativa anuída pela Igreja Católica. O estudo possibilita uma compreensão dessuperficializada não apenas da relação entre a liturgia matrimonial católica e a heteronormatividade, mas também do papel exercido pela Igreja como agente de mediação entre os planos espiritual e temporal, que constituem os pilares da estrutura simbólica do discurso religioso cristão (DRC).pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado em Letras

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARCOS_PAULO_SANTA_ROSA_MATOS.pdf1,83 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.