Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11484
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil : uma análise crítica e discursiva das representações dos atores sociais sobre a temática do ENEM 2017 |
Autor(es): | Lima, Fabíola dos Santos |
Data do documento: | 19-Dez-2018 |
Orientador: | Pedrosa, Cleide Emília Faye |
Resumo: | Diante da desigualdade social que atinge a comunidade surda, esta pesquisa tem por objetivo analisar criticamente as manifestações discursivas presentes nas páginas, no Facebook, do INEP, do MEC e da Folha de S. Paulo sobre o tema da redação do ENEM 2017, a saber, “Desafios para a Formação Educacional dos Surdos no Brasil”, tendo como ponto de partida as representações discursivas dos atores sociais e as impressões avaliativas dos internautas sobre a temática. Para isso, estudos surdos, Análise Crítica do discurso (ACD) (FAIRCLOUGH, 2001), dialogando com as contribuições de Van Leeuwen (1998) sobre a Representação dos Atores Sociais e com os estudos de Thompson (2002) acerca dos modos de operação das ideologias, foram primordiais. Para darmos conta da análise linguística, considerando que, para a ACD, a análise deve ser textualmente orientada, foram utilizados os estudos de Almeida (2010) sobre Avaliatividade, especificamente o Subsistema da Atitude, pois as avaliações dos internautas sobre a temática da redação do ENEM 2017 foram alvo de análise. A pesquisa segue a metodologia qualitativa-interpretativa, e o corpus é composto por 60 comentários do Facebook, a partir da divulgação do tema da redação do ENEM, em 05 de novembro de 2017. Os comentários foram retirados da página, no Facebook, do MEC (Ministério de Educação e Cultura), órgão responsável pela Política Nacional de Educação, do INEP (Instituto Nacional Anísio Teixeira), que tem por função organizar e elaborar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), e da Folha de São Paulo, uma das grandes mídias jornalísticas do país. A pesquisa traz à baila como os internautas dessas páginas posicionaram-se diante do tema, que traz como protagonista a comunidade surda, e procuramos evidenciar se, nas práticas discursivas dos internautas, a inclusão social é manifestada e como se dão as relações sociais ideológicas. Em linhas gerais, pôde-se perceber que as ideologias direcionam os internautas para avaliações positivas ou negativas e esses direcionamentos estão atrelados à realidade que cerca o internauta. |
Abstract: | Taking into account the social inequality that strikes the deaf community, this research aims to analyze critically the discursive manifestations on the Facebook pages of INEP, from MEC, and from the Folha de S. Paulo about the essay’s theme of ENEM 2017, namely “Challenges for the education of deaf individual in Brazil”. As the starting point, it considers the discursive representations of the social actors and the evaluative impressions of internet users about the theme. In this regard, deaf studies, Critical Discourse Analyses (ACD) (FAIRCLOUGH, 2001), dialoguing with the contributions of Van Leeuwen (1998) about the Representation of the Social Actors and with the Thompson’s studies (2002) regarding the modes of operation of ideology were primordial. To handle the linguistic analysis, considering that, according to the ACD, the analysis must be textually orientated, it was utilized the Almeida studies (2010) about Appraisal, specifically the Subsystem of Attitude, because the evaluations of the internet users about the essay’s theme of ENEM 2017 were the target of analysis. The research follows the qualitative-interpretative methodology, and the corpus is composed by 60 commentaries of Facebook derived from the announcement of the essay’s theme of ENEM, in November 5th, 2017. The commentaries were singled out from the Facebook pages of MEC (Ministry of Education and Culture), body responsible for the National Education Policy, from INEP (National Institute Anísio Teixeira), which has the role of organizing and elaborating the National Examination of High School Students (ENEM), and the page of Folha de São Paulo, one of the biggest journalist medias of the country. The research brings to the light how internet users of those pages position themselves in the face of the theme that brings as protagonist the deaf community. We intend to elucidate if, in the discursive practices of the internet users, the social inclusion is manifested and how the ideological social relations occur. To sum up, it was possible to realize that the ideologies orientates the internet users to positive or negative evaluations and those orientations are attached to the reality that surrounds the internet user. |
Palavras-chave: | Análise do discurso Análise crítica do discurso Surdos Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) Inclusão social Critical discourse analysis Deaf Social inclusion |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | UFS |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Letras |
Citação: | LIMA, Fabíola dos Santos. Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil : uma análise crítica e discursiva das representações dos atores sociais sobre a temática do ENEM 2017. 2018. 134 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11484 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FABIOLA_SANTOS_LIMA.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.