Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11553
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMezzaroba, Cristiano-
dc.date.accessioned2019-07-24T20:28:49Z-
dc.date.available2019-07-24T20:28:49Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.citationMEZZAROBA, C. A formação de professores de Educação Física: tensões e possibilidades do professor-reflexivo e do professor-pesquisador. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 20, n. 1, p. 109-123, jan./abr. 2016. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4154. Acesso em: 24 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2178-5945-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11553-
dc.description.abstractThis essay aims at addressing aspects connected to the formation of Physical Education teachers, dialoguing with tensions and possibilities related to the reflexive-teacher, proposed by Donald Schön, and also with what Stenhouse exposed regarding the researcher-teacher. In these two approaches, it is possible to identify aspects that possibly qualitatively extended both the formation and the work of Physical Education teachers, which are exemplified in the text, regarding issues involving the (complex) discussion on health – beyond its biomedical approach; new understandings in relation to sport and its practices – considering their socio-cultural aspects; and also the inclusion of critical, creative and productive use of media and technologies visualizing pedagogical possibilities – which is proposed by media education. Thus, it is expected to reinforce the idea of the teacher as an intellectual of its practices, with capacity and autonomy in order to deal with the knowledge and the challenges that are presented daily to these education professionals.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFaculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.relation.ispartofCorpoconsciênciapt_BR
dc.subjectProfessor-reflexivopor
dc.subjectProfessor-pesquisadorpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectReflexive-teachereng
dc.subjectResearcher-teachereng
dc.subjectTeacher formationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.titleA formação de professores de Educação Física: tensões e possibilidades do professor-reflexivo e do professor-pesquisadorpt_BR
dc.title.alternativeThe formation of physical education teachers: tensions and possibilities of the reflexive-teacher and the researcher-teachereng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0)pt_BR
dc.description.resumoO ensaio tem como objetivo abordar aspectos ligados à formação de professores de Educação Física, dialogando com tensões e possibilidades relacionadas ao professor-reflexivo, proposto por Donald Schön, e também com aquilo que Stenhouse expôs quanto ao professor-pesquisador. Nessas duas abordagens é possível identificar aspectos que possivelmente ampliariam qualitativamente tanto a formação como a atuação dos professores de Educação Física, exemplificadas, no texto, quanto às questões que envolvem a (complexa) discussão sobre saúde – para além de sua abordagem biomédica; novos entendimentos em relação ao esporte e suas práticas – considerando-se seus aspectos socioculturais; e também a inclusão do uso crítico, criativo e produtivo das mídias e tecnologias visualizando possibilidades pedagógicas – naquilo proposto pela mídia-educação. Espera-se, com isso, reforçar a ideia do professor como intelectual de suas práticas, com capacidade e autonomia para lidar com o conhecimento e com os desafios que cotidianamente são apresentados a esses profissionais da educação.pt_BR
dc.description.localCuiabápt_BR
Aparece nas coleções:DEF - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FormacaoProfessorReflexivoPesquisador.pdf488,8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.