Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11556
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMezzaroba, Cristiano-
dc.contributor.authorBassani, Jaison José-
dc.date.accessioned2019-07-24T23:35:31Z-
dc.date.available2019-07-24T23:35:31Z-
dc.date.issued2015-04-
dc.identifier.citationMEZZAROBA, C.; BASSANI, J. J. Reflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em Pierre Bourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhn. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, SE, v. 8, n. 15, p. 207-222, jan./abr. 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/3675. Acesso em: 24 jul. 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2358-1425-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11556-
dc.description.abstractIn this theoretical essay we weave considerations around the concepts of “field” – derived from Pierre Bourdieu’s sociological theory – and “paradigm”, from the physical and epistemologist of science Thomas Kuhn, seeking to particularly reflect upon the establishment of the Brazilian Physical Education (PE), its academic, scientific and professional field. We question whether it is possible to consider the Brazilian PE as a field related to Kuhn’s model of paradigms, and we list social practices within this microcosm as examples of paradigmatic patterns in an attempt to enable the reflective exercise that we propose ourselves to do. In the analysis, we have identified a historical journey that shows small changes within this area, such as, for example, an approach to the social sciences and humanities, which have been causing micro-anomalies around a way hitherto dominant (bio medical) of its knowing and doing, showing how the conflict of ideas and positions can enhance, strengthen and transform the field.________________________________________________________________________________________________________________________________eng
dc.description.abstractEn este ensayo teórico formulamos consideraciones alrededor de los conceptos de “campo”, derivado de la teoría sociológica de Pierre Bourdieu, y de “paradigma”, del físico y epistemólogo de la ciencia Thomas Kuhn, buscando reflexionar, en particular, sobre la constitución de la Educación Física (EF) brasileña, en su ámbito académico, científico y profesional. Cuestionamos si es posible pensar en la EF brasileña como campo, relacionada al modelo kuhniano de paradigmas, y listamos prácticas sociales en el interior de este microcosmos como ejemplos de patrones paradigmáticos en un intento de hacer posible el ejercicio de reflexión que nos proponemos. En el análisis, hemos identificado un recorrido histórico que muestra pequeños cambios dentro de esta área, como un acercamiento a las ciencias sociales y humanidades, que causan/han causado micro-anomalías alrededor de una forma hasta entonces dominante (biomédico) de sus saberes/haceres, que muestra cómo el conflicto de ideas y de posiciones puede mejorar/fortalecer/transformar el campo.spa
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_BR
dc.subjectCampopor
dc.subjectParadigmapor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectFieldeng
dc.subjectParadigmeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectEducación físicaspa
dc.titleReflexões sobre a Educação Física a partir dos conceitos de “campo” em Pierre Bourdieu e de “paradigma” em Thomas Kuhnpt_BR
dc.title.alternativeConsiderations about Physical Education from the concepts of Pierre Bourdieu’s “field” and Thomas Kuhn’s “paradigm”eng
dc.title.alternativeReflexiones sobre la Educación Física a partir de los conceptos de “campo” en Pierre Bourdieu y de “paradigma” en Thomas Kuhnspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)pt_BR
dc.description.resumoNeste ensaio teórico tecemos considerações em torno dos conceitos de “campo”, oriundo da teoria sociológica de Pierre Bourdieu, e de “paradigma”, do físico e epistemólogo da ciência Thomas Kuhn, procurando refletir, em especial, sobre a constituição da Educação Física (EF) brasileira, seu campo acadêmico, científico e profissional. Questionamos se é possível pensar a EF brasileira como campo, relacionada ao modelo kuhniano de paradigmas, e elencamos práticas sociais no interior deste microcosmo como exemplos de padrões paradigmáticos na tentativa de tornar possível o exercício reflexivo que nos propomos. Na análise realizada, identificamos um percurso histórico que demonstra pequenas transformações no interior desta área, como por exemplo, uma aproximação com as ciências sociais e humanas, que causam/causaram micro-anomalias em torno de um modo até então dominante (biomédico) dos seus saberes/fazeres, mostrando o quanto o conflito de ideias e de posições pode enriquecer/fortalecer/transformar o campo.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:DEF - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReflexoesConceitosCampoParadigma.pdf509,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.