Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11558
Document Type: Artigo
Title: Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas
Other Titles: Reflections on teacher training, media practices and educational mediation
Reflexiones sobre la formación del profesorado, prácticas mediáticas y mediaciones educativas
Authors: Mezzaroba, Cristiano
Issue Date: Dec-2015
Resumo : As reflexões presentes neste ensaio teórico têm como cenário as relações entre a formação de professores, tensionada com as práticas midiáticas e as mediações educativas. O exercício pretendido é dar continuidade – tensionando e equilibrando posicionamentos – à discussão bastante atual das tecnologias na educação. Veremos, neste diálogo, que há autores, internacionais e brasileiros, que demonstram certo determinismo otimista em relação aos usos tecnológicos na educação, enquanto outros alertam e questionam quanto aos riscos desses discursos e práticas quando não há reflexão e problematização aprofundada. A discussão inicia-se com um panorama sobre a cultura e a educação no mundo contemporâneo; na sequência, aborda-se a mediação cultural e a mídia-educação; por fim, o debate se encerra dedicando-se à temática da formação de professores, em especial, aos desafios colocados aos profissionais da educação nesse universo das práticas midiáticas.
Abstract: The reflections which are presented in this theoretical essay have as a background the relationship between teacher training, stressed with the media practices and educational mediation. The expected exercise is to continue – stressing and balancing positions – to the very current discussion of technology in education. It will be seen in this dialogue, that there are authors, international and brazilian, who demonstrate certain optimistic determinism about the use of technology in education, while others warn and question the risks of these discourses and practices when there is no reflection and thorough questioning. The discussion begins with an overview of culture and education in the contemporary world; afterwards, there is a discussion about cultural mediation and media education. Finally, the debate is dedicated to the theme of teacher training, in particular regarding the challenges faced by professionals dealing with education in this universe of media practices.________________________________________________________________________________________________________________________________
Las reflexiones presentes en este ensayo teórico tienen como telón de fondo las relaciones entre la formación del profesorado, tensada con las prácticas mediáticas y las mediaciones educativas. El ejercicio que se pretende es de continuar – tensionando y equilibrando posicionamentos – el debate muy actual de las tecnologías en la educación. Veremos en este diálogo, que hay autores, internacionales y brasileños, que demuestran cierto determinismo optimista acerca de los usos tecnológicos en la educación, mientras que otros advierten y cuestionan los riesgos de estos discursos y prácticas cuando no hay reflexión y problematización en profundidad. La discusión comienza con una visión general de la cultura y la educación en el mundo contemporáneo; después, se discute la mediación cultural y los medios-educación; por último, el debate termina dedicado al tema de la formación de los docentes, en particular, los retos planteados a los profesionales de la educación en este universo de las prácticas mediáticas.
Keywords: Formação de professores
Práticas midiáticas
Mediações educativas
Teacher training
Media practices
Educational mediation
Formación del profesorado
Prácticas mediáticas
Mediaciones educativas
ISSN: 2358-1425
Is part of: Revista Tempos e Espaços em Educação
Language: por
Publisher / Institution : Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe
Citation: MEZZAROBA, C. Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, SE, v. 8, n. 17, p. 191-208, set./dez. 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4523. Acesso em: 25 jul. 2019.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11558
Appears in Collections:DEF - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ReflexoesFormacaoProfessoresMediacoes.pdf492,22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.