Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11559
Document Type: Resenha
Title: A educação e o destino social em análise
Other Titles: Education and social destiny under analysis
Authors: Mezzaroba, Cristiano
Issue Date: Apr-2015
Resumo : Desvelar, indagar, refletir − termos sempre comuns às obras de Pierre Bourdieu que, no livro Os herdeiros − os estudantes e a cultura, com autoria compartilhada de Jean-Claude Passeron, publicada originalmente em francês em 1964 e pela primeira vez traduzida para o português em 2014 por Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle, são novamente colocados à prova (empiricamente) em relação àquele que poderia ser eleito como o “objeto” principal da obra acadêmica e intelectual de Bourdieu: a educação escolar em seu caráter de denúncia quanto ao destino social que essa instituição produz àqueles que dela fazem parte. Publicado como livro, que se apresenta como um verdadeiro relatório de pesquisa, quantitativamente, em relação à sua totalidade de páginas, quase metade delas é dedicada aos dados empíricos organizados em tabelas e gráficos com sínteses sucintas, em forma de Apêndice, com os dados estatísticos dos estudantes franceses entre 1960 e 1963. Anterior ao apêndice, logo após a lista desses gráficos e tabelas que geram a discussão do livro, há a apresentação da obra, escrita por Ione Ribeiro Valle, que questiona “Por que ler Os herdeiros meio século depois?”, e na sequência, uma “Advertência”, momento em que os autores justificam a origem dos dados analisados na obra e explicam o porquê da escolha dos estudantes de letras terem tido lugar particular nas análises realizadas. Seguem-se, a partir disso, os três capítulos do livro, sendo o primeiro dedicado a tratar de “A escolha dos eleitos”, o segundo é intitulado como “Jogos sérios e jogos de seriedade” e o terceiro e último “Aprendizes ou aprendizes de feiticeiro?”. Por fim, a conclusão do texto.
Keywords: Educação
Destino social
Os herdeiros: os estudantes e a cultura (Livro)
ISSN: 1981-1802
Is part of: Revista Educação em Questão
Language: por
Publisher / Institution : Centro de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEZZAROBA, C. A educação e o destino social em análise. Revista Educação em Questão, Natal, v. 51, n. 37, p. 277-281, jan./abr. 2015. Resenha da obra de: BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Tradução de Ione Ribeiro Valle e Nilton Valle. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7181. Acesso em: 25 jul. 2019.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11559
Appears in Collections:DEF - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducacaoDestinoSocialAnalise.pdf564,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.