Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11598
Document Type: Artigo
Title: A influência da mídia na construção de ídolos esportivos para os jovens
Other Titles: The influence of media in the construction of sports idols for youth
Authors: Azevedo, Victor Valdez Dantas
Mezzaroba, Cristiano
Zoboli, Fabio
Issue Date: Jun-2014
Resumo : A mídia enquanto agente político tem a capacidade de gestar comportamentos, pensando assim partimos da necessidade de observar o quão influenciáveis são os jovens quando pensamos em relação à idolatria esportiva. Neste sentido, o objetivo deste estudo foi analisar a possível influência midiática na construção de ídolos esportivos e como são percebidos no universo dos jovens. Para tal foram selecionados para a pesquisa alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública federal de Sergipe. A partir dos resultados obtidos, percebemos que, mesmo se tratando de um colégio onde a mediação pedagógica é muito importante para entender e discutir as questões que envolvem a mídia, verificamos um forte poder simbólico midiático, incorporando significados mercadológicos na relação clube-ídolo-torcedor que impactam também na questão corporal.
Abstract: Media, as a political agent has the capacity of creating behaviors. In that sense, we felt the need to observe how much young people can be influenced when we think about the relationship to sports idolatry. Thus, this study aims at analyzing the possible mediatic influence in the construction of sporting idols and how these are perceived in the youth universe. In order to achieve that we have selected students of the 1st and 2nd year of high school from a public school Sergipe (Brazil) for this research. From the results, we have been able to realize that, despite being a school where the pedagogical mediation is very important to understand and discuss the matters that involve media, we have been able to verify a strong media symbolic power, incorporating market meanings in the relationship between club-idol-supporter which also impact in the physical matter.________________________________________________________________________________________________________________________________
Los medios masivos de comunicación como agente público tienen la capacidad de gestar comportamientos. Asumiendo esto, partimos de la necesidad de observar cuan influenciables son los jóvenes en relación a la idolatría deportiva. En este sentido, el objetivo de este estudio fue analizar la posible influencia de los medios de comunicación en la construcción de los ídolos del deporte y cómo se percibe en el mundo de los jóvenes. Para la investigación fueron seleccionados alumnos de primero y segundos años de la enseñanza media de una escuela pública federal de Sergipe, Brasil. A partir de los resultados obtenidos verificamos un fuerte poder simbólico mediático, incorporando significados mercadológicos en la relación club–ídolo–hincha que impactan también en la cuestión corporal.
Keywords: Mídia
Ídolos esportivos
Espetacularização esportiva
Jovens
Media
Sports idols
Sporting spectacle
Youth
Medios masivos de comunicación
Ídolos deportivos
Espectacularización deportiva
Jóvenes
ISSN: 2316-5464
Is part of: Revista Kinesis
Language: por
Publisher / Institution : Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria
Citation: AZEVEDO, V. V. D.; MEZZAROBA, C.; ZOBOLI, F. A influência da mídia na construção de ídolos esportivos para os jovens. Revista Kinesis, Santa Maria, RS, v. 32, n. 1, p. 75-94, jan./jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2316546415603. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/15603. Acesso em: 29 jul. 2019.
License: Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11598
Appears in Collections:DEF - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConstrucaoIdolosEsportivosJovens.pdf782,32 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.