Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11602
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Teoria e prática na Educação Física escolar: das tensões históricas às possibilidades de superação |
Título(s) alternativo(s): | Theoryand practice in school physical education: from the historical tensions to the opportunity to overcoming Teoría y práctica en la educación física escolar: de las tensiones históricas a las posibilidades de superación |
Autor(es): | Mezzaroba, Cristiano Zoboli, Fabio |
Data do documento: | Set-2013 |
Resumo: | O presente ensaio trata da problemática da teoria e da prática no âmbito da Educação Física (EF) escolar. Ao versar sobre este litígio histórico, o texto tem como objetivo vislumbrar possibilidades de superação da mesma. Para tanto, foi feito um estudo bibliográfico a fim de estabelecermos as tensões que pautam tal relação na EF para posteriormente trazermos subsídios teóricos que apontem o suplantar de tal binário. Concluiuse que a oposição entre teoria e prática teve muitos avanços em termos acadêmicos nessas três últimas décadas no campo da EF, mas ainda falta que esse avanço chegue com a mesma força no âmbito escolar. O que prevalece é um conservadorismo histórico, ora aliviado por projetos bastante localizados e bem sucedidos. |
Abstract: | This paper is about the problem of theory and practice in Physical Education (PE)
classes. In this historical conflict, this text aims to search possibilities of overcoming
this question. To do it so, it was made a bibliographical study in order to establish
the tensions that govern this relationship in PE, to bring then theoretical
benefits that can point the supplanting of this binary. It was concluded that the opposition
between theory and practice have had many advances in these three recent
decades in the field of PE, but it is still lacking that this progress comes with the
same force in the school. What has been prevailing is a historic conservatism, sometimes
relieved by local projects and very successful.________________________________________________________________________________________________________________________________ El presente ensayo aborda la problemática de la teoría y la práctica en el ámbito de la Educación Física (EF) escolar. Al abordar ese litígio histórico el ensayo tiene como objetivo ver posibilidades de su superación. Fue realizado un estudio bibliográfico con el fin de establecer las tensiones que condicionan esa relación en la EF y poder tener concepciones teóricas que ayuden a superar esa oposición. En la investigación se llega a la conclusión de que la superación de la oposición entre teoría y práctica tuvo avances desde el punto de vista científico en estas tres últimas décadas en el campo de la EF, pero todavia falta que ese avance tenga la misma fuerza en la educación escolar. Lo que predomina es un conservadorismo histórico, que algunos momentos es cuestionado por proyectos bien localizados e con un buen suceso. |
Palavras-chave: | Educação física e treinamento Conhecimento Cultura Physical education and training Knowledge Culture Educación y entrenamiento físico Conocimiento Cultura |
ISSN: | 1980-6183 |
Parte de : | Pensar a Prática |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás |
Citação: | MEZZAROBA, C.; ZOBOLI, F. Teoria e prática na Educação Física escolar: das tensões históricas às possibilidades de superação. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 903-922, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19248. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/19248. Acesso em: 30 jul. 2019. |
Licença: | Creative Commons Atribuição 3.0 Não Adaptada (CC BY 3.0) |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11602 |
Aparece nas coleções: | DEF - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TeoriaPraticaEducacaoFisica.pdf | 2,75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.