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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Hortência-
dc.date.accessioned2019-08-02T19:52:55Z-
dc.date.available2019-08-02T19:52:55Z-
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Maria Hortência. Para além das trilhas dos areais: o rasgadinho e Manoel Leopoldo dos Santos como “guardião da memória” dos Antigos carnavais de Aracaju (1962-1972). 2019. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Museologia) - Campus de Laranjeiras, Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11622-
dc.description.abstractThe goal of this monographic work is discuss the social museology light to the memories of the old carnivals in Aracaju through the Rasgadinho carnival, while a popular Carnival initiative of an amusement alternative in a suburban district of Aracaju where this movement has started. Therefore, from the methodological point of view, the research has developed through interviews, in addition to the use of the cartography and photographs as part of the text and the dialogical attachment to the authors and the works, how to provide the art state concerning the aim of the study and its problems. Finally, it was built up also a conceptual dialogue between memory, presentation and guardian's trajectory memory. As a way to visualize the unique Rasgadinho carnival, its founder, the social actors involved the forgotten stories about the old carnivals celebrations.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectMuseologiapor
dc.subjectMemória coletivapor
dc.subjectBlocos carnavalescospor
dc.subjectMuseuspor
dc.subjectRasgadinhopor
dc.titlePara além das trilhas dos areais: o rasgadinho e Manoel Leopoldo dos Santos como “guardião da memória” dos Antigos carnavais de Aracaju (1962-1972)pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Aguiar, Fernando José Ferreira-
dc.description.resumoPretende-se com o presente trabalho monográfico discutir à luz da Museologia Social as memórias dos Antigos Carnavais de Aracaju através da troça carnavalesca do Rasgadinho, enquanto uma iniciativa carnavalesca popular de lazer e diversão alternativos de um Bairro periférico da cidade de Aracaju. Para tanto, do ponto de vista metodológico, as investigações desenvolveram-se através de entrevistas estruturadas, além do uso da cartografia e fotografias como parte integrante do texto e as relações dialógicas entre autores e obra, como forma de situar “estado da arte” referente ao objeto de estudo em tela e suas problemáticas. Por fim, foi construído também um diálogo conceitual entre memória, exposição e trajetória do guardião da memória como forma de visibilizar o indivisível do Carnaval do Rasgadinho, seu fundador, os atores sociais envolvidos e as memórias/histórias esquecidos pela/ da cidade de Aracaju nas antigas celebrações momescas.pt_BR
dc.publisher.departmentDMS - Departamento de Museologia – Laranjeiras - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localLaranjeiraspt_BR
Aparece en las colecciones: Museologia

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