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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11736
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Juventude, escola e atos infracionais : experiências e histórias de vida dos jovens em conflitos com a lei |
Autor(es): | Silva, Lucas Vieira Santos |
Data do documento: | 2019 |
Orientador: | Oliveira, Tâmara Maria de |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso, analisou as representações sociais que jovens sentenciados a cumprimento de medidas socioeducativas, em regime de semiliberdade, desenvolveram com dois campos opostos de educação e socialização em sociedades modernas: o de saberes socialmente legais, legítimos e formais da Escola e o de saberes socialmente ilegais e ilegítimos da transgressão e das condutas infracionais violentas. Nesse sentido, mantendo um diálogo tanto com a Sociologia da Juventude como com a Sociologia da Violência, objetivou-se traçar e analisar as experiências escolares e criminais desses jovens, além de verificar se e como, pode-se revelar uma relação de interdependência entre as experiências sociais de fracasso/abandono escolar e as experiências de aproximação/identificação a práticas e/ou grupos antissociais. Assim sendo, para alcançar esses objetivos, alguns procedimentos metodológicos foram necessários, como a realização de entrevistas semiestruturadas baseadas na metodologia inventários de saber; a partir disso a tentativa de reconstrução da história de vida dos jovens internos e, por último, a análise e interpretação desses dados por meio da metodologia análise de conteúdo. Tudo isso foi necessário para a compreensão do nosso universo empírico, assim como, a elaboração dos resultados preliminares do presente trabalho. |
Abstract: | This course work analyzed the social representations that youths sentenced to fulfill socio-educational measures, in a semi-liberty regime, developed with two opposing fields of education and socialization in modern societies: that of socially legal, legitimate and formal knowledge of the School and the of socially illegal and illegitimate knowledge of transgression and violent conduct. In this sense, maintaining a dialogue with both the Sociology of Youth and the Sociology of Violence, the purpose was to trace and analyze the school and criminal experiences of these young people, as well as to verify if and how, a relationship of interdependence can be revealed between the social experiences of school failure/abandonment and the experiences of approximation / identification to practices and / or antisocial groups. Thus, to achieve these objectives, some methodological procedures were required, such as the conduct of semi structured interviews based on the inventories of knowledge methodology; from this the attempt to reconstruct the life history of the young inmates and, finally, the analysis and interpretation of these data through the content analysis methodology. All this was necessary for the understanding of our empirical universe, as well as the elaboration of the preliminary results of the present work. |
Palavras-chave: | Ciências sociais Ensino de ciências sociais Juventude Evação escolar Atos infracionais Assistência social Representações sociais Conflitos Youth Social experiences of school failure Infractions Job Social representations |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DCS - Departamento de Ciências Sociais – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Silva, Lucas Vieira Santos. Juventude, escola e atos infracionais : experiências e histórias de vida dos jovens em conflitos com a lei. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Ciências Sociais) – Departamento de Ciências Sociais, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11736 |
Aparece nas coleções: | Ciências Sociais |
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