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Document Type: Dissertação
Title: Reportagem audiovisual em foco : letramento além do livro didático
Authors: Santos, Fabiane Lima
Issue Date: 28-Mar-2019
Advisor: Reis, Mariléia Silva dos
Resumo : O presente trabalho é o resultado de uma proposta de ensino de língua materna para o letramento e cidadania. Trata da descrição de um estudo sobre o gênero reportagem audiovisual a estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola de periferia de Aracaju/SE. Parte-se da análise do livro didático de língua portuguesa (adotado na referida turma) sobre o modo como são trabalhados os gêneros textuais orais, para, então, realizarmos a proposição de práticas educativas que complementem as propostas desse material pedagógico, tão usual nos bancos escolares, por meio da valorização do contexto local e imediato do aluno. Para a execução dessa prática, optamos em articular a modalidade oral às novas mídias digitais e a seus respectivos gêneros textuais, mediante atividades concretizadas a partir da produção do gênero reportagem audiovisual e do uso de uma linguagem mais elaborada, tendo em vista atender à especificidade da situação comunicativa proposta. O objetivo central do trabalho é promover práticas de letramento mais interativas e identitárias, a partir da produção de textos orais e escritos e do reconhecimento das diferentes manifestações da linguagem, com ênfase no seu uso mais formal, de maneira que o aluno se reconheça protagonista do processo de ensino-aprendizagem. Foram realizados três módulos didáticos, Estudo do gênero reportagem audiovisual, Construção do gênero de acordo com suas condições de produção oral e Culminância do projeto, conforme orientação de Lopes- Rossi (2011). Partimos da escolha dos assuntos para a composição das reportagens, e posterior estudo, produção e gravação do referido gênero para apresentação à comunidade escolar. As reflexões foram respaldadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de teóricos, como Bakhtin (2003), Marcuschi (2003), Soares (2004), (2009), (2012), Kleiman (2007) Schnewly/Dolz (2004), Antunes (2004), e outros pesquisadores da área em estudo. Os resultados evidenciam que um ensino de língua que preze o debate oral de temáticas de interesse do aluno e a produção de textos orais em situações comunicativas que ultrapassam as propostas pelo livro didático, possibilita ao discente ampliar o domínio da linguagem verbal oral, bem como reconhecer-se como sujeito ativo no processo de construção do seu discurso.
Abstract: The present essay is the result of a proposal of mother tongue teaching for literacy and citizenship. It deals with the description of a study on the kind of audiovisual reporting to students of the 4th year of elementary school in a school in the periphery of Aracaju / SE. It is based on the analysis of the Portuguese-language textbook (adopted in the referred class) on the way in which oral textual kinds are worked, so that we can propose educational practices that complement the proposals of this pedagogical material, so common in banks of students, through the valorization of the local and immediate context of the student. For the execution of this practice, we chose to articulate the oral modality to the new digital media and to their respective textual types, through activities materialized from the production of the audiovisual genre and the use of a more elaborate language, in order to meet the specificity of the proposed communicative situation. The main objective of the work is to promote more interactive and identity literacy practices, based on the production of oral and written texts and the recognition of the different manifestations of language, with emphasis on its more formal use, so that the student recognizes himself as the protagonist of the teaching-learning process. Three didactic modules were carried out, Study of the genre audiovisual, Construction of the genre according to its oral production conditions and Culmination of the project, as directed by Lopes-Rossi (2011). We started with the choice of subjects for the composition of the reports, and later study, production and recording of the said genre for presentation to the school community. The reflections were supported by the National Curricular Parameters (NCPs), National Curricular National Basis (BNCC), as well as theoreticians such as Bakhtin (2003), Marcuschi (2003), Soares (2004), (2009), (2012), Kleiman 2007) Schnewly / Dolz (2004), Antunes (2003), and other researchers in the study area. The results show that a language teaching that praises the oral debate of topics of interest of the student and the production of oral texts in communicative situations that surpass those proposed by the didactic book, allows the student to extend the domain of oral verbal language as well how to recognize himself as an active subject in the process of constructing his discourse.
Keywords: Letramento
Oralidade
Gêneros textuais
Português falado
Oralidade na literatura
Gêneros literários
Recursos audiovisuais
Literacy
Orality
Textual types
Subject CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação Profissional em Letras
Citation: SANTOS, Fabiane Lima. Reportagem audiovisual em foco: letramento além do livro didático. 2019. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11919
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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