Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarregosa, Sebastião Andrade-
dc.date.accessioned2019-09-11T14:39:09Z-
dc.date.available2019-09-11T14:39:09Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11923-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofUma (re) leitura de textos publicitários multimodais em outdoor a partir da gramática do design visualpt_BR
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectGramática do design visualpor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectOutdoorspor
dc.subjectTextualidadepor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectMultimodalidadespor
dc.titleAmpliando os multiletramentos com textos publicitários em outdoor, a partir da gramática do design visualpt_BR
dc.typeCaderno pedagógicopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Derli Machado de-
dc.description.resumoEste Caderno é uma produção didático-pedagógica que foi desenvolvida a partir de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Letras – Profletras – da Universidade Federal de Sergipe, Campus Itabaiana, no decorrer do curso, entre os anos 2017 e 2018, sob a orientação do Professor Doutor Derli Machado de Oliveira a partir do tema de minha Dissertação de Mestrado: Uma (Re)Leitura de Textos Publicitários Multimodais em Outdoor a Partir da Gramática do Design Visual. O objetivo principal deste caderno é contribuir com os professores de Língua Portuguesa, disponibilizando um material alternativo para o trabalho com a leitura e a interpretação textual sob o viés dos multiletramentos. A necessidade desta proposta emerge do cenário preocupante da educação básica: os alunos, expostos às tecnologias que contribuem para o contato desses com textos publicitários. E o contexto escolar muitas vezes atribui pouca relevância ao estudo sistemático de textos multimodais, sobretudo o estudo da imagem. É neste contexto que emergem novas demandas para a formação do sujeito capaz de compreender a presença de elementos linguísticos e extralinguísticos nos textos multimodais, o que exige um sujeito multiletrado. E para tanto, buscamos suporte teórico na proposta metodológica da Gramática do Design Visual (KRESS; VAN LEEUWEN, [1996] 2006), pois segundo os autores assim como as estruturas linguísticas, manifestas por meio da linguagem verbal (quer oral ou escrita) é regida por uma gramática, a linguagem visual também. Dessa forma, para Kress e van Leeuwen as estruturas visuais são semelhantes às estruturas linguísticas, exigindo também uma gramática, ou seja, um instrumento próprio para sua compreensão tanto quanto a linguagem verbal. Dessa forma, a proposta que ora descrevemos, busca trazer algumas atividades com foco nos multiletramentos, a partir da análise de imagens de textos publicitários (no suporte outdoor), que podem ser utilizadas, melhoradas e adaptadas a outros contextos de acordo com as reais necessidade e condições de sua sala de aula. Por isso, caro colega professor, sinta-se à vontade para ressignificar as propostas aqui descritas. Bem como, na parte inicial deste trabalho trazermos algumas bases teóricas nas quais a pesquisa se assentou e que servirá de pontapé inicial para o seu estudo e compreensão da presente proposta, mas que poderá ser aprofundado. Por conseguinte, esperamos que este material pedagógico possa contribuir para o ensino de Llíngua Portuguesa, no que se refere aos multiletramentos.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Letras (recursos educacionais e técnicos)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEBASTIÂO_ANDRADE_CARREGOSA-Cadernopedagógico.pdf3,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.