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dc.contributor.authorSantos, Evandro Oliveira-
dc.date.accessioned2019-09-17T16:52:51Z-
dc.date.available2019-09-17T16:52:51Z-
dc.date.issued2018-07-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Evandro Oliveira. O manifesto literário como ação de linguagem: uma proposta de didatização do gênero para a leitura em sala de aula. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11934-
dc.description.abstractThe present research is based on the assumption that portuguese language teaching should focus on students' language skills development, based on the work of the text genres. Our problematic concerns the difficulties of students to adequately carry out the reading of texts in the discursive-enunciative plane. Its purpose is to enable the appropriation of the linguistic practices associated with the reading of the genre manifest literary. As a model of analysis, we use the theoretical-epistemological perspective defended by researchers at the University of Geneva, identified with sociodiscursive interactionism (SDI), especially the postulates of Bronckart (2009), which are associated with three central bases: social interactionism of Vygotsky (2008), the science of the text-speech of Bakhtin (2003) and Volochinov (2013) and Saussurian Linguistics (2006). Based on an action research based on Thiollent (2012), in a context of public elementary school in the city of Paripiranga-BA, we developed a teaching intervention that followed the principle of the didactic transposition of gender, with the adoption of the Didactic Reading Sequence (DRS), adapted from Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) to interpret the language action to manifest itself from a corpus composed by Manifestos of Manifests from poetry redwood (1924) and Anthropophagus (1928), written by Oswald Andrade and Manifest of Peripheral Anthropophagy (2007), written by Sérgio Vaz. This is an important contribution to linguistic studies, in that it seeks to overcome deficiencies in the domain of genres that are difficult for students to access, as well as to make an approach derived from applied linguistics for texts that are generally read as introductory to literary studies. In general, the DRL procedure proved to be a good instrument for the mediation of learning based on new conceptions of teaching focusing on language practices. As a result, therefore, we developed a Teaching Product of Gender (TPG), through the elaboration of an activity book for the reading of the literary manifest in the classroom, in order to contribute to the teaching practices that are associated with a sociodiscursive.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectGênero textualpor
dc.subjectManifesto literáriopor
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopor
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectGenre of texteng
dc.subjectLiterary manifesteng
dc.subjectSociodiscursive interactionism.eng
dc.titleO manifesto literário como ação de linguagem : uma proposta de didatização do gênero para a leitura em sala de aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, José Ricardo-
dc.description.resumoA presente pesquisa parte do pressuposto de que o ensino de língua portuguesa deve mirar o desenvolvimento de capacidades de linguagem dos estudantes, a partir do trabalho instrumentalizado pelos gêneros de textos. Nossa problemática diz respeito às dificuldades de aluno(a)s para realizar, adequadamente, a leitura de textos no plano discursivo-enunciativo. Tem como objetivo possibilitar a apropriação das práticas linguageiras associadas à leitura do gênero manifesto literário. Como modelo de análise, utilizamo-nos da perspectiva teórico-epistemológica defendida por pesquisadores da Universidade de Genebra, identificados com o interacionismo sociodiscursivo (ISD), sobretudo os postulados de Bronckart (2009), que se associam a três bases centrais: o interacionismo social de Vigotski (2008), a ciência do texto-discurso de Bakhtin (2003) e Volochinov (2013) e a Linguística Saussuriana (2006). A partir de uma pesquisa-ação baseada em Thiollent (2012), em um contexto de escola pública de ensino fundamental do município de Paripiranga-BA, desenvolvemos uma intervenção docente que seguiu o princípio da transposição didática de gênero, com a adoção do instrumento Sequência Didática de Leitura (SDL), adaptado de Dolz, Noverraz & Schneuwly (2004) para interpretar a ação linguageira de manifestar-se a partir de um corpus composto pelos Manifestos da Poesia Pau-Brasil (1924) e Antropófago (1928), escritos por Oswald Andrade e o Manifesto da Antropofagia Periférica (2007), escrito por Sérgio Vaz. Trata-se de importante contribuição aos estudos linguísticos, na medida em que busca suprir insuficiências quanto ao domínio de gêneros de difícil acesso aos estudantes, além de fazer uma abordagem advinda da linguística aplicada para textos que geralmente são lidos como introdutórios aos estudos literários. De modo geral, o procedimento SDL mostrou-se um bom instrumento para a mediação da aprendizagem alicerçada em novas concepções de ensino com foco nas práticas de linguagem. Como resultado, portanto, desenvolvemos um Produto Didático de Gênero (PDG), através da elaboração de um caderno de atividades para a leitura do manifesto literário em sala de aula, a fim de contribuir com as práticas docentes que se associam a uma perspectiva sociodiscursiva de ensino de língua materna.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
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