Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMello, Luiz Adolfo de-
dc.date.accessioned2019-10-29T21:52:42Z-
dc.date.available2019-10-29T21:52:42Z-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12216-
dc.description.abstractWe present the most current version of the theory of didactic transposition that encompasses (synthesizes) Theory of Chevallard (1991), the Cognitive Theory of Science (CTS) and Mental Models of Jhonson-Laird (1980). Is made here a brief review of Chevallard theory and exposes the generalization of this theory by De Mello according to the work of Izquierdo-Aymerich (2003). That is, it is proposed here a theory to study how the original scientific models are transposed to the didactic models. This is to analyze how the knowledge produced in the 'academic spheres' change, adapt, to simplify and consolidate as knowledge to be taught in the classroom. Complementing the work of Chevallard (1982), Brockington (2005) and other we re-present the characteristics that define the reason of a certain knowledge to be present in textbooks and propose rules defining as a DT should occur or be achieved. We present Brousseau's theory for didactic transposition in the classroom or intern, that is, what he calls the didactic contract and didactic situation.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectTransposição didáticapor
dc.subjectParadigma científicopor
dc.subjectAtividade científica escolarpor
dc.subjectAnálise do livro didáticopor
dc.subjectSituação didáticapor
dc.subjectDidactic transpositioneng
dc.subjectScientific paradigmeng
dc.subjectSchool scientific activityeng
dc.subjectThe textbook analysiseng
dc.subjectConceptual mappingeng
dc.subjectDidactic situeng
dc.titleA Teoria da Transposição Didática de Chevallard, Izquierdo e de Mello (CHIM)pt_BR
dc.title.alternativeThe Didactic Transposition Theory of Chevallard, Izquierdo and de Mello (CHIM)eng
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoApresenta-se aqui a versão mais atual da teoria da transposição didática (DT) que engloba e sintetiza a teoria de Chevallard (1991), a Teoria Cognitiva da Ciência (TCC) e Modelos Mentais de Jhonson-Laird (1980). Faz-se uma breve revisão da teoria de Chevallard e se expõe a generalização dessa teoria pelo Autor segundo os trabalhos de Izquierdo-Aymerich (2003). Isto é, propõe-se aqui uma teoria para se estudar a maneira como o conhecimento científico original é traduzido ao conhecimento escolar, ou seja, às teorias e aos modelos didáticos. Isto é, uma teoria para se realizar a analise de como o conhecimento produzido nas ‘esferas acadêmicas’ se modificam, se adaptam, se simplificam e se consolidam como saberes a serem ensinados em sala de aula. Complementando os trabalhos de Chevallard (1982), Brockington (2005) e outros apresentamos as características que definem a razão de um determinado saber estar presente nos livros textos e propomos regras que definam como uma DT deva ocorrer ou ser realizada. Apresentamos a teoria de Brousseau para a transposição didática em sala de aula ou interna, ou seja, o que ele denomina de contrato didático e situação didática.pt_BR
Aparece nas coleções:DFI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TTDChevallardIzquierdoDeMello.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.