Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12241
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMendonça, Erica da Silva-
dc.date.accessioned2019-10-30T13:15:51Z-
dc.date.available2019-10-30T13:15:51Z-
dc.date.issued2018-08-30-
dc.identifier.citationMENDONÇA, Erica da Silva. Cotas raciais : uma análise a partir da visão dos discentes de graduação da Universidade Federal de Sergipe. 2018. Monografia (Graduação em Serviço Social) – Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12241-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper deals with the issue of racial quotas and has the objective of studying the vision of undergraduate students of the Federal University of Sergipe on the subject. The general objective is to analyze the understanding of the students of the Federal University of Sergipe about the policy of racial quotas in public universities. It is based on the hypothesis that the students of more elitist courses, those belonging to the centers of Biological Sciences and Health and Exact Sciences and Technology, are mostly against this policy, both for their socioeconomic insertion and for the absence of transversal contents on reality Brazil, as is the case of racial quotas and racism itself, in its curricular structures. In addition, it presents elements about slavery in Brazil, the current panorama of exclusion of the black population in Brazilian society, presents a brief discussion about the racial issue as an expression of the social question and brings historical and normative notes on affirmative action and politics of racial quotas. The debate is part of bibliographical and documentary research, as well as exploratory, empirical, qualitative-quantitative research, based on the dialectical historical materialist method. The main results indicate a greater rejection of the quota policy for the courses belonging to the Biological Sciences and Health Sciences and Exact Sciences and Technology centers when compared to the courses of the Centers of Applied Social Sciences and Education and Human Sciences, but in general they were shown in the majority, refuting the hypothesis that the students of these courses, considered to be elite, are mostly against this policy. In addition, the predominant position in general research was favorable, representing 84% of the students surveyed.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectServiço Socialpor
dc.subjectEnsino de serviço socialpor
dc.subjectCotas raciaispor
dc.subjectQuestão racialpor
dc.subjectAções afirmativaspor
dc.subjectDesigualdadepor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectUniversidade Federal de Sergipe (UFS)por
dc.subjectRacial quotaseng
dc.subjectRacial questioneng
dc.subjectAffirmative actionseng
dc.subjectInequalityeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.titleCotas raciais : uma análise a partir da visão dos discentes de graduação da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Aranha, Maria Lúcia Machado-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso aborda a temática das cotas raciais e tem como objeto de estudo a visão dos discentes de graduação da Universidade Federal de Sergipe a respeito do tema. O objetivo geral consiste em analisar a compreensão dos estudantes da Universidade Federal de Sergipe acerca da política de cotas raciais nas universidades públicas. Parte da hipótese de que os alunos de cursos mais elitizados, os que pertencem aos centros de Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Exatas e Tecnologia, são majoritariamente contrários a essa política, tanto pela sua inserção socioeconômica como pela ausência de conteúdos transversais sobre a realidade brasileira, como é o caso das cotas raciais e do próprio racismo, nas suas estruturas curriculares. Além disso, traz elementos acerca da escravidão no Brasil, o panorama atual de exclusão da população negra na sociedade brasileira, apresenta uma breve discussão sobre a questão racial enquanto expressão da questão social e traz apontamentos históricos e normativos sobre as ações afirmativas e a política de cotas raciais. O debate que se delineia parte de pesquisa bibliográfica e documental, além de pesquisa exploratória, empírica, de caráter quali-quantitativo, tendo como base o método materialista histórico dialético. Os principais resultados indicam uma maior rejeição à política de cotas pelos cursos pertencentes aos centros de Ciências Biológica e da Saúde e Ciências Exatas e Tecnologia quando comparados aos cursos dos Centros de Ciências Sociais Aplicadas e Educação e Ciências Humanas, porém de uma forma geral se mostraram favoráveis em sua maioria, refutando a hipótese de que os alunos desses cursos, considerados de elite, são em sua maioria contra essa política. Além disso, a posição predominante na pesquisa geral foi a favorável, representando 84% dos alunos pesquisados.pt_BR
dc.publisher.departmentDSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Erica_Silva_Mendonça.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.