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Tipo de Documento: Outro
Título: Saúde x resíduos sólidos: criando agentes multiplicadores na escola - um relato de experiência
Autor(es): Silveira, Juliete de Santana Passos
Souza, Maria Carolina santos
Cunha, Maria Larisse de Jesus Santana
Santos, Gabriel C.
Lima, Maria Emily M.
Santos, Robson M.
Ramos, Willamis Tenório
Data do documento: 16-Out-2019
Orientador: Peixoto, Magna Galvão
Coorientador: Souza, Daniela Raguer Valadão de
Resumo: Introdução: Odescarte inadequado dos Resíduos Sólidos (RS) é um grande desafio nos centros urbanos e vêm se tornando um grande problema de Saúde Pública no século XXI. No Brasil, mais de 70% dos municípios descartam de forma inadequada seus RS, com destaque para as regiões norte enordeste. A incorreta disposição final dos RS provoca poluição do solo, das águas, e do ar. Além disso, serve como habitat para a proliferação de vetores de doenças, como por exemplo, do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, dafebre de chikungunya e da febre pelo Zika vírus.Dessa forma, é de extrema importância o desenvolvimento de medidas de conscientização acerca desta problemática, sendo a escola o ambiente ideal para o desenvolvimento de ações voltadas à educação ambiental. Este trabalho trata-se de um relato de experiência sobre uma ação de extensão realizada na escola Pedro Batista Prata no município de Lagarto-Se. Objetivos: Sensibilizar discentes e docentesacerca da problemática do destino incorreto dos resíduos sólidos e capacitá-los a atuarem como agentes multiplicadores na escola, na família e na comunidade. Oferecer oficinas de reaproveitamento de diversos RS e reciclagem de papel.Metodologia:foram realizadas palestras de sensibilização e oficinas de reaproveitamento e reciclagem de materiais com os alunos. Além disso, foi apresentada uma peça teatral com a presença da personagem do mosquito da dengue para debater sobre a doença.Resultados: os escolares participaram ativamente da palestra e refletiram bastante acerca das consequências do descarte inadequado dos RS. Por meiodas oficinas, desenvolveram mais habilidades e criatividade para reaproveitar diversos materiais. Durante o teatro conseguiram relacionar a proliferação do mosquito com o lixo a céu aberto.Conclusão:As atividades lúdicas realizadas nesta ação permitiram aos alunos refletirem e experimentarem na prática formas de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo produzido cotidianamente. Palavras-chave: resíduos sólidos; saúde; educação ambiental; escola.
Palavras-chave: Educação ambiental
Resíduos sólidos
Saúde
Escola
área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12247
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