Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12307
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, José Anadelson | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-01T16:57:28Z | - |
dc.date.available | 2019-11-01T16:57:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-17 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, José Anadelson. Três discursos sobre a alfabetização : um breve estudo comparativo. 2018. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12307 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Análise crítica do discurso | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.title | Três discursos sobre a alfabetização : um breve estudo comparativo | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vianna, Humberto Luiz Galupo | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho propõe uma análise comparativa dos discursos de três autores importantes e influentes nos atuais estudos sobre os processos de alfabetização no Brasil– Paulo Freire, Leonor Scliar-Cabral e Magda Soares. Busca-se, através de uma análise das diferenças e interseções entre esses autores, entender melhor a literatura científica brasileira no campo da alfabetização, tomando como base, por meio de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, os textos mais representativos dos três autores, os quais servem de objeto para este estudo, sendo analisados comparativamente à luz das contribuições de outros autores nas áreas de linguagem e educação, tais como comentadores, seguidores e críticos dos educadores referenciados. Assim, analisam-se os conceitos de alfabetização e letramento, as diferenças entre os métodos, bem como a visão dos autores acerca da educação leitora no Brasil, em seus aspectos sócio-históricos, políticos e cognitivos. Logo, por meio da comparação entre abordagens distintas, mas igualmente influentes no panorama educacional brasileiro, pretende-se, com este trabalho, contribuir para uma melhor compreensão dos processos de alfabetização e letramento no Brasil. | pt_BR |
dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
José_Anadelson_Santos.pdf | 325,87 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.