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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12364
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Dida, Kamilla Silva | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-11T18:06:49Z | - |
dc.date.available | 2019-11-11T18:06:49Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-10 | - |
dc.identifier.citation | DIDA, Kamilla Silva. Diferença não é deficiência linguística : o tratamento do rotacismo na fala e na escrita de alunos do ensino fundamental I. 2015. 61 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12364 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Crianças | por |
dc.subject | Linguagem | por |
dc.subject | Distúrbios da articulação | por |
dc.subject | Língua portuguesa | por |
dc.subject | Português falado | por |
dc.subject | Educação básica | por |
dc.subject | Rotacismo | por |
dc.subject | Variação linguística | por |
dc.subject | Séries iniciais | por |
dc.title | Diferença não é deficiência linguística : o tratamento do rotacismo na fala e na escrita de alunos do ensino fundamental I | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Barreto, Eccia Alécia | - |
dc.description.resumo | O rotacismo é um fenômeno fonológico que consiste na neutralização de uma líquida lateral /l/ pela alternância de uma líquida vibrante /r/, mais comuns nos grupos consonantais do tipo CCV, em que C significa “consoante” e V significa “vogal”. Tendo em vista que o ensino de língua portuguesa deve ser pautado nos preceitos de variação linguística (BRASIL, 1998), o presente estudo objetiva verificar a influência da neutralização do traço distintivo do fonema /l/ pelo /r/, da fala para escrita, de alunos do ensino fundamental I de duas escolas públicas da cidade de Ribeirópolis/SE – uma localizada na zona rural, a outra na zona urbana –, para corroborar que diferença linguística não significa “deficiência” e, com isso, verificar como a variação linguística é abordada nas escolas e o grau de monitoramento dos alunos em relação ao uso das variantes trabalhadas, diante de estímulos auditivos e visuais. Apresentamos o fenômeno em estudo a partir de três perspectivas, a saber: dos estudos históricos, fonológicos e sociolinguísticos. Adotamos para presente investigação os pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008), além de contribuições teóricas de Faraco (2008), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2004) e Mollica (2000; 2012). Os resultados da nossa pesquisa, em dados de fala e de escrita, evidenciam que o rotacismo é uma regra variável que depende do contexto silábico em que ocorre e que está condicionada por fatores sociais, como a localidade geográfica e o sexo. Esses resultados revelam um padrão de realização característico de variação estável para o ambiente de ataque complexo. | pt_BR |
dc.publisher.department | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFS | pt_BR |
dc.description.local | Itabaiana, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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