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Document Type: Monografia
Title: A percepção dos docentes sobre a qualidade do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe/Campus São Cristóvão
Authors: Nascimento, Ilayne Santos
Issue Date: 27-Sep-2019
Advisor: Melo, Felipe Guilherme
Resumo : Considerando a importância da atuação dos professores na formação profissional dos estudantes e na qualidade dos cursos de graduação, esta pesquisa buscou investigar a percepção dos docentes sobre a qualidade do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe/Campus São Cristóvão. Em relação aos procedimentos metodológicos, tem-se uma pesquisa de campo de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. O instrumento utilizado para coleta de dados foi o roteiro de entrevista semiestruturado, elaborado com base em sete dimensões da qualidade relacionadas aos serviços educacionais. As entrevistas foram conduzidas com sete docentes efetivos de cada área de estudo do curso, sendo gravadas, transcritas e, posteriormente, analisadas utilizando o método de interpretação dos sentidos. Foi identificado que os docentes reconhecem que o referido curso ainda possui inúmeras deficiências que podem ter reflexos negativos na qualidade do ensino e, consequentemente, na formação profissional dos seus egressos. Fatores como: utilização de metodologias defasadas de ensino, ensino de conteúdos que não condizem com a realidade da atuação profissional do administrador e infraestrutura inadequada/insuficiente são determinantes para o acentuado declínio nas avaliações que mensuram a qualidade do curso realizadas pelo MEC. A partir da análise das entrevistas, concluiu-se que, apesar de afirmarem, no geral, que o curso é de qualidade, esta ainda está distante da própria expectativa dos docentes, tendo em vista que são apontadas inúmeras deficiências no curso. Nesse sentido, entende-se que os docentes precisam rever os conceitos de qualidade e quais os fatores necessários para que um curso de graduação seja bem avaliado neste quesito. Uma vez que os pontos negativos mencionados pelos entrevistados superam em quantidade os pontos positivos do curso, entende-se que a qualidade do curso precisa evoluir muito e tais pontos negativos trazem impactos aos resultados obtidos nas avaliações do MEC.
Abstract: Due to the importance of professor in the professional education of the students and the quality of undergraduate programs, the purpose of this study is to investigate the professors’ perception about the quality of the Management undergraduate program at the Federal University of Sergipe/Campus São Cristóvão. Regarding the methodological procedures, it is an exploratory and descriptive field research, based on a qualitative approach. The instrument used for data collection was a semistructured interview script, based on seven quality dimensions related to educational services. The interviews were conducted with seven professors from each field of study of the program, being recorded, transcribed and, subsequently, analyzed using the method of interpretation of the senses. The professors recognize that the program still has numerous deficiencies that may have negative consequences on its quality and, consequently, on the professional training of their graduates. Items such as: the use of outdated teaching methodologies, teaching of contents that do not match the reality of manager's professional performance, and inadequate/insufficient physical infrastructure are determinant for the sharp decline in assessments that measure the quality of the program, conducted by the Brazilian Ministry of Education (MEC). The analysis of the interviews revel that although the professors state, in general, that the program has a satisfactory level of quality, it is still far from the professors' expectations, considering that numerous shortcomings are pointed out in the program. We understood that professors need to review the concepts of quality and what factors are necessary for an undergraduate program to be well evaluated. Since the negative points mentioned by the interviewees outnumber the positive points related to the program, we understood that the quality of the program needs to evolve a lot and such negative points have impacts on the results obtained in the MEC evaluations.
Keywords: Administração
Ensino de administração
Avaliação do ensino superior
Gestão da qualidade
Serviços educacionais
Universidade Federal de Sergipe
UFS
Campus de São Cristóvão
Higher education evaluation
Management education
Quality management
Educational services
Subject CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DAD - Departamento de Administração – São Cristóvão - Presencial
Citation: NASCIMENTO, Ilayne Santos. A percepção dos docentes sobre a qualidade do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe/Campus São Cristóvão. 2019. Monografia (Graduação em Administração) – Departamento de Administração, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12415
Appears in Collections:Administração

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