Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12468
Document Type: Dissertação
Title: Comportamento informacional de estudantes em formação com uso das metodologias ativas de ensino aprendizagem
Authors: Barcellos, Barbara França
Issue Date: 30-Jul-2019
Advisor: Carvalho, Telma de
Resumo : As metodologias ativas têm por finalidade incentivar o aluno a aprender de maneira autônoma e participativa. A UFS adota em todos os seus cursos da área da saúde, no Campus de Lagarto, essa metodologia e, tendo em vista as dificuldades de pesquisa apresentadas pelos estudantes em formação com o uso do PBL, essa pesquisa teve, como objetivo geral, a partir dos resultados obtidos, apresentar propostas de como melhorar as competências e habilidades para a autonomia em pesquisa de estudantes universitários em formação que utilizam as metodologias ativas de ensino aprendizagem no campus de Lagarto. Os dados da pesquisa apontam dificuldades quanto ao acesso às fontes específicas (bases de dados e tipos de estudos específicos) da área de atuação e de habilidades para realizar estratégia de busca, com o uso dos operadores booleanos, descritores e filtros de pesquisa. A pesquisa apresentou, como proposta de intervenção, um tutorial de pesquisa online para auxiliar na realização de buscas bibliográficas. Com esse produto, a pesquisa também alcança o terceiro objetivo específico, o de contribuir para ampliar as habilidades e competências dos alunos nos recursos de informação para tomadas de decisão. O estudo caracteriza-se como pesquisa ação e pesquisa exploratória. Utilizou-se um questionário para levantamento do grau de dificuldade de busca por informação em bases de dados, configurando assim como abordagem quali-quantitativa. O local da intervenção ocorreu na Universidade Federal de Sergipe, Campus Professor Antônio Garcia Filho, localizada no município de Lagarto/SE.
Abstract: The active methodologies aim to encourage the student to learn in an autonomous and participative way. UFS adopts this methodology in all its health courses, in the Campus de Lagarto, and, in view of the research difficulties presented by students in training with the use of PBL, this research had, as a general objective, of the results obtained, present proposals on how to improve the skills and abilities for the autonomy in research of university students in training who use the active methodologies of teaching learning in the campus of Lagarto. The research data point out difficulties in accessing the specific sources (databases and types of specific studies) of the area of performance and of the abilities to carry out search strategy, with the use of Boolean operators, descriptors and search filters. The research presented, as an intervention proposal, an online research tutorial to assist in the accomplishment of bibliographic searches. With this product, the research also achieves the third specific objective, that of contributing to expand the students' abilities and competences in the information resources for decision making. The study is characterized as action research and exploratory research. A questionnaire was used to survey the degree of difficulty of searching for information in databases, thus configuring a qualitative-quantitative approach. The intervention site occurred at the Federal University of Sergipe, Professor Antônio Garcia Filho Campus, located in the municipality of Lagarto / SE.
Keywords: Metodologias ativas
Comportamento informacional
Biblioteca universitária
Bases de dados
Levantamento bibliográfico
University library
Informational behavior
Active methodologies
Data base
Bibliographical survey
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: BARCELLOS, Barbara França. Comportamento informacional de estudantes em formação com uso das metodologias ativas de ensino aprendizagem. 2019. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12468
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BARBARA_FRANCA_BARCELLOS.pdf4,74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.