Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12506
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Desenho universal para aprendizagem no ensino das ciências ambientais : um olhar a partir de alunos com deficiência e sem deficiência
Autor(es): Pereira, Dyego Anderson Silva
Data do documento: 24-Out-2019
Orientador: Barbosa, Anézia Maria Fonsêca
Resumo: A Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado ou a Educação Inclusiva fazem parte de um cenário educacional complexo. Esse espaço teórico e discursivo explora diversos elementos da educação voltada às pessoas com deficiência (PCD). O processo de integração (1970-1990) tem sido substituído pelo processo de inclusão (1990-2000) e hoje tem se pensado em propostas de universalização do acesso por meio, por exemplo, da aplicação do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) em ambientes de aprendizagem. Essa metodologia inovadora, diferenciada e interdisciplinar mostra-se como uma proposta educativa para pessoas com deficiência e para o ensino das Ciências Ambientais. O presente trabalho objetiva aplicar um jogo didático com as características do DUA ao passo que avalia a política de educação inclusiva do Colégio de Aplicação da UFSC (CA/UFSC), além de inserir o debate sobre o Desenho Universal (DU) e DUA nesse ambiente. O uso de jogos, brincadeiras e elementos lúdicos, nas escolas, é indicado como solução prática-teórica bastante diversa e atraente para o educando e para o educador ao permitir que os alunos participem, interajam, se aproximem e compartilhem espaços físicos e de conhecimento. O processo de inclusão dos alunos com deficiência conforme preconiza a legislação, preferencialmente na rede regular de ensino, tem nos jogos didáticos um instrumento potencial de efetiva aplicação da amplitude que assevera o conceito de inclusão. Parte-se da problemática de como se dá a relação entre esses dois públicos, pessoas com e sem deficiência, e sobretudo se um jogo didático pode alterar as relações construídas entre esses públicos. Para a avaliação desse cenário são usados modelos estatísticos e científicos que demonstram finalidade com o método hipotético-dedutivo. A metodologia usada aqui baseou-se na conformação de instrumentos de pesquisa validados por pareceristas técnicos de áreas como educação inclusiva e ciências ambientais, ao utilizar-se o método Delphi, para obter consenso dos roteiros dos questionários a serem usados para a coleta de dados. Os questionários fundamentaram-se na escala de Linkert de forma que fosse possível estruturar e organizar os dados buscando relações e padrões entre as respostas dadas em dois momentos: no pré-teste e no pós-teste, o que enquadra este estudo em um modelo quase-experimental. Houve ainda a adoção de um grupo controle para que fosse possível esclarecer se a alteração, caso fosse encontrada, não passasse de um falso positivo, o que em estatística é considerado como “Erro do tipo I”. Os resultados demonstraram que a aplicação do jogo didático aliado à construção de saberes em sala de aula, levando em conta as discussões ampliadas pela vivência dos alunos, reconstroem os conceitos elaborados por eles. O jogo didático se mostrou como uma metodologia positiva por reelaborar nos alunos, ainda, as relações interpessoais. Ao passo que o processo de universalização se constitui num processo complexo de inclusão-exclusão, a autonomia do aluno com deficiência se torna mais premente e o processo de democratização social se constitui no primeiro passo, necessário, para a construção de uma democracia ambiental que questione as bases fundantes, inclusive, do próprio processo de inclusão-exclusão que ocorre na sociedade.
Abstract: The Special Education, Specialized Educational Care or Inclusive Education are part of a complex educational setting. This theoretical and discursive space explores various elements of education aimed at people with disabilities (PWD) (ARAUJO and FERRAZ, 2010). The process of integration (1970-1990) has been replaced by the process of inclusion (1990-2000) and today we have been thinking of proposals for universal access through, for example, of the application of Universal Design for Learning (UDL) in learning environments. This innovative, differentiated and interdisciplinary methodology proves to be an educative proposal for people with disabilities and for teaching of the Environmental Sciences. This paper aims to apply a didactic game with the characteristics of UDL while evaluating the inclusive education policy of the UFSC College of Application (CA / UFSC), as well as inserting the discussion on Universal Design (UD) and UDL in this environment. The use of games, plays and playful elements in schools is pointed as a quite diverse and attractive pratical-theorical solution for the student and the educator by allowing students to participate, interact, approach and share physical and knowledge spaces. The process of inclusion of students with disabilities, as advocated by the legislation, preferably in the regular education network, has in the didactic games a potential instrument for the effective application of extend that asserts the concept of inclusion. It starts from the problem of how the relationship between these two publics occurs, people with and without disabilities, and especially if a didactic game can alter the relationships built between these publics. For the evaluation of this scenario, statistical and scientific models are used that demonstrate purpose with the hypothetical-deductive method. The methodology used here started on the conformation of research instruments validated by technical referees from areas such as inclusive education and environmental sciences, using the Delphi method to obtain consensus of the questionnaires scripts to be used for data collection. The questionnaires were based on the Linkert scale (GIL, 1999) so that it was possible to structure and organize the data seeking relationships and patterns between the answers given in two moments: in the pretest and posttest, which fits this study in a almost-experimental model. Still there was A control group adopted so that it was possible to clarify if the change, if found, is a false positive, which in statistics is considered as “Type I error”. The results showed that the application of the didactic game allied to the construction of knowledge in the classroom, taking into account the discussions extended by the student's experience, reconstruct the concepts elaborated by them. The didactic game proved to be a positive methodology because it also reworked in the students interpersonal relationships. While the universalization process is a complex process of inclusion-exclusion, the autonomy of students with disabilities becomes more urgent and the process of social democratization is the necessary first step towards the construction of an environmental democracy that questions the founding bases, even, of the very process of inclusion-exclusion that occurs in society.
Palavras-chave: Deficientes
Aprendizagem
Jogos educativos
Educação especial
Jogos didáticos
Desenho universal para aprendizagem
Pessoas com deficiência
Disabled people
Universal design for learning
Didactic games
área CNPQ: OUTROS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
Citação: PEREIRA, Dyego Anderson Silva. Desenho universal para aprendizagem no ensino das ciências ambientais : um olhar a partir de alunos com deficiência e sem deficiência. 2019. 231 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12506
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ciências Ambientais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DYEGO_ANDERSON_SILVA_PEREIRA.pdf10,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.