Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12575
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O uso das ferramentas da qualidade para a melhoria no setor de atendimento ao cliente
Título(s) alternativo(s): Using quality tools for customer service improvement
Autor(es): Alves, Jéssika Santos
Santos Júnior, Bento Francisco
Data do documento: Nov-2019
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso corresponde a um estudo de caso em uma Construtora de Imóveis de Aracaju com o objetivo de identificar as causas dos problemas no setor de atendimento ao cliente e propor ações de melhoria para este setor através da utilização das ferramentas da qualidade. Por meio de observação in loco foram constatadas insatisfações por parte de alguns colaboradores, o que ocasiona no mau atendimento e em virtude da alta concorrência neste segmento do mercado, que está cada vez maior e com olhar voltado para melhoria contínua dos produtos ofertados e na busca pela satisfação dos seus clientes, surge a seguinte questão: O que deve ser feito para que a empresa em estudo consiga melhorar o setor de atendimento, minimizando assim o índice de distrato e atraindo mais clientes? Para a coleta de dados foram utilizadas ferramentas de qualidade como: Diagrama de Ishikawa, Fluxograma, Cinco porquês e o ciclo PDCA, os quais serviram para mostrar as causas dos problemas no setor do atendimento, descrever o processo, coletar as causas possíveis dos problemas, assim como priorizá-las. Também foi utilizado o plano de ação 5W2H com proposta de melhorias para o setor de atendimento. Diante disto, o estudo serviu para identificador os problemas no setor de atendimento e propor melhorias para alcança a satisfação de seus clientes e aumentar a sua competitividade no mercado.
Abstract: This course conclusion paper corresponds to a case study in a real estate company in Aracaju with the objective of identifying the causes of problems in the customer service sector and proposing improvement actions for this sector through the use of quality tools. . Through on-site observation, dissatisfaction was found by some employees, which leads to poor service and due to the high competition in this market segment, which is increasing and looking for continuous improvement of products offered and the search For the satisfaction of its customers, the following question arises: What needs to be done so that the company under study can improve the service sector, thus minimizing the cancellation rate and attracting more customers? For data collection, quality tools were used such as: Ishikawa Diagram, Flowchart, Five whys and the PDCA cycle, which served to show the causes of problems in the care sector, describe the process, collect the possible causes of problems, as well as prioritizing them. We also used the 5W2H action plan with proposed improvements to the service sector. Given this, the study served to identify problems in the service sector and propose improvements to achieve customer satisfaction and increase their competitiveness in the market.
Palavras-chave: Ferramentas da qualidade
Satisfação do cliente
Gestão da qualidade
Quality tools
Customer satisfaction
Quality management
ISSN: 2447-0635
Parte de : Anais do XI SIMPROD
Idioma: por
Instituição/Editora: Departamento de Engenharia de Produção - Universidade Federal de Sergipe
Sigla da Instituição: DEPRO/UFS
Citação: ALVES, J. S.; SANTOS JÚNIOR, B. F. O uso das ferramentas da qualidade para a melhoria no setor de atendimento ao cliente. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 11., 2019, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE, 2019. p. 117-126.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12575
Aparece nas coleções:Anais do XI SIMPROD (2019)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UsoFerramentasQualidade.pdf284,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.