Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Marilene Batista da Cruz-
dc.contributor.authorMorosini, Marilia Costa-
dc.date.accessioned2020-01-24T20:27:38Z-
dc.date.available2020-01-24T20:27:38Z-
dc.date.issued2019-06-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, M. B. da C.; MOROSINI, M. C. Perspectives, scope and meanings of scientific initiation in scientific productions. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, SE, v. 12, n. 29, p. 161-176, abr./jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.20952/revtee.v12i29.9825. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/9825. Acesso em: 24 jan. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2358-1425-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12636-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo discutir as perspectivas, a abrangência e os significados da iniciação científica (IC) nas produções da Associação Nacional de Pós-graduação em Educação (ANPEd) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no período de 2008 a 2015. Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo estado do conhecimento, que permite identificar as contradições e as características não estudadas ou pouco exploradas. Os resultados evidenciam uma expressividade das publicações voltadas à formação universitária quando relacionadas às experiências de pesquisa e profissionais. Tem-se, ainda, debates acerca das epistemologias da ciência, da produção e difusão do conhecimento com destaque às implicações no cenário nacional, corroborando para o avanço da educação por meio da indicação de caminhos para a reavaliação das políticas de ciência e estratégias institucionais.por
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo discutir las perspectivas, el alcance y los significados de la iniciación científica (IC) en las producciones de la Asociación Nacional de Postgrado en Educación (ANPEd) y de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (Capes), en el período de 2008 a 2015. Se trata de una investigación cualitativa, del tipo estado del conocimiento, que permite identificar las contradicciones y las características no estudiadas o poco explotadas. Los resultados evidencian una expresividad de las publicaciones dirigidas a la formación universitaria cuando relacionadas con las experiencias de investigación y profesionales. Se tiene, aún, debates acerca de las epistemologías de la ciencia, de la producción y difusión del conocimiento con destaque a las implicaciones en el escenario nacional, corroborando para el avance de la educación por medio de la indicación de caminos para la reevaluación de las políticas de ciencia y estrategias institucionales.spa
dc.languageengpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipept_BR
dc.relation.ispartofRevista Tempos e Espaços em Educaçãopt_BR
dc.subjectScientific initiationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectScientific productioneng
dc.subjectIniciação científicapor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectProduções científicaspor
dc.subjectIniciación científicaspa
dc.subjectEducación universitariaspa
dc.subjectProducciones científicasspa
dc.titlePerspectives, scope and meanings of scientific initiation in scientific productionspt_BR
dc.title.alternativePerspectivas, abrangência e significados da iniciação científica nas produções científicaspor
dc.title.alternativePerspectivas, alcance y significados de la iniciación científica en las producciones científicasspa
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCreative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0)pt_BR
dc.description.resumoThe objective of this study is to discuss the perspectives, scope and meanings of scientific initiation (SI) in the productions of the National Post Graduate Education Association (ANPEd) and the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes), in the period from 2008 to 2015. It is a qualitative research, of the state of knowledge type, that allows to identify contradictions and characteristics not studied or little explored. The results evidenced an expressiveness of the publications focused on university education when related to research and professional experiences. There are also debates about the epistemologies of science, production and diffusion of knowledge with emphasis on the implications in the national scenario, corroborating for the advancement of education by indicating ways to reevaluate science policies and institutional strategies.pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:DEDI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MeaningsScientificInitiationProductions.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.