Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12657
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Havanny Nayara Lemos | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-29T14:26:42Z | - |
dc.date.available | 2020-01-29T14:26:42Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Havanny Nayara Lemos. Educação Ambiental e o Programa Nacional do Livro Didático : refletindo sobre os livros didáticos de 6º ano de Ciências. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12657 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Emancipação política | por |
dc.subject | Ensino fundamental | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) | por |
dc.subject | Ciências biológicas | por |
dc.title | Educação Ambiental e o Programa Nacional do Livro Didático : refletindo sobre os livros didáticos de 6º ano de Ciências | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira | - |
dc.description.resumo | Devido às preocupações globais com os problemas socioambientais, a educação para esta temática vem crescendo em todo o planeta a fim de mitigar os efeitos antrópicos sobre o meio ambiente. Uma das grandes barreiras que a Educação Ambiental (EA) tem enfrentado ultimamente é a visão que os países dão para tal problemática deixando nítido o confronto existente entre as questões ambientais e o crescimento econômico e social das nações. A fim de se trabalhar de forma mais constante a EA e a formação de indivíduos críticos e reflexivos o presente trabalho buscou analisar a EA nos livros didáticos de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental utilizados na rede municipal de ensino de Aracaju e que foram aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)2017. Assim, com a amostra definida, foi elaborada uma tabela com as concepções da EA e um roteiro que traz elementos importantes relacionados ao meio ambiente, para ajudar a compreender como a EA tem sido abordada nos livros atualmente. Foi possível observar que todos os livros analisados apresentam as três concepções da EA: Conservadora, pragmática e crítica, não existindo alguma que se sobressaia mais que as outras, mas que em muitos momentos a abordagem às temáticas socioambientais têm sido feitas de forma muito superficial e rápida, cabendo ao educador inserir e aprofundar essas questões na pratica pedagógica, para que assim haja uma maior sensibilização e também para que possa contribuir na formação de cidadãos críticos e reflexivos, que possam contribuir ativamente para a construção de uma sociedade justa e um meio ambiente sustentável. | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Havanny_Nayara_Lemos_Santos.pdf | 7,92 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.