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dc.contributor.authorSantos, Havanny Nayara Lemos-
dc.date.accessioned2020-01-29T14:26:42Z-
dc.date.available2020-01-29T14:26:42Z-
dc.date.issued2019-09-06-
dc.identifier.citationSantos, Havanny Nayara Lemos. Educação Ambiental e o Programa Nacional do Livro Didático : refletindo sobre os livros didáticos de 6º ano de Ciências. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12657-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEmancipação políticapor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)por
dc.subjectCiências biológicaspor
dc.titleEducação Ambiental e o Programa Nacional do Livro Didático : refletindo sobre os livros didáticos de 6º ano de Ciênciaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoDevido às preocupações globais com os problemas socioambientais, a educação para esta temática vem crescendo em todo o planeta a fim de mitigar os efeitos antrópicos sobre o meio ambiente. Uma das grandes barreiras que a Educação Ambiental (EA) tem enfrentado ultimamente é a visão que os países dão para tal problemática deixando nítido o confronto existente entre as questões ambientais e o crescimento econômico e social das nações. A fim de se trabalhar de forma mais constante a EA e a formação de indivíduos críticos e reflexivos o presente trabalho buscou analisar a EA nos livros didáticos de Ciências do 6º ano do Ensino Fundamental utilizados na rede municipal de ensino de Aracaju e que foram aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)2017. Assim, com a amostra definida, foi elaborada uma tabela com as concepções da EA e um roteiro que traz elementos importantes relacionados ao meio ambiente, para ajudar a compreender como a EA tem sido abordada nos livros atualmente. Foi possível observar que todos os livros analisados apresentam as três concepções da EA: Conservadora, pragmática e crítica, não existindo alguma que se sobressaia mais que as outras, mas que em muitos momentos a abordagem às temáticas socioambientais têm sido feitas de forma muito superficial e rápida, cabendo ao educador inserir e aprofundar essas questões na pratica pedagógica, para que assim haja uma maior sensibilização e também para que possa contribuir na formação de cidadãos críticos e reflexivos, que possam contribuir ativamente para a construção de uma sociedade justa e um meio ambiente sustentável.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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