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dc.contributor.authorBrandão, Érika Cristina Teixeira dos Anjos-
dc.date.accessioned2020-01-29T14:54:11Z-
dc.date.available2020-01-29T14:54:11Z-
dc.date.issued2019-04-01-
dc.identifier.citationBrandão, Érika Cristina Teixeira dos Anjos. Educação ambiental na escola e no Parque Natural : aprendizagem a partir do Arco de Maguerez em uma escola de Aracaju. São Cristóvão, SE, 2019. Monografia (graduação em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12661-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectMetodologia ativapor
dc.subjectParque Natural Municipal do Poxim (Aracaju, SE)por
dc.subjectRelação socioambientalpor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEscola píblicapor
dc.subjectAracaju (SE)por
dc.subjectPreservação ambientalpor
dc.subjectManguezaispor
dc.titleEducação ambiental na escola e no Parque Natural : aprendizagem a partir do Arco de Maguerez em uma escola de Aracajupt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Nepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.description.resumoA Educação ambiental (EA) busca estabelecer uma relação harmônica entre sociedade e natureza a fim de que desenvolvimento não seja sinônimo de destruição dos recursos naturais. Nesse sentido, o processo educativo pode acontecer em espaços formais e nãoformais de ensino a partir de temas geradores que coloquem o(a) estudante como protagonista da construção do conhecimento. As metodologias ativas, em especial a problematização, constituem formas de ensino e aprendizagem relevantes para envolver, dialogar e motivar o(a) aluno(a). Assim, este trabalho buscou analisar a relação socioambiental existente entre os(as) alunos(as) do 6° ano da EMEF da Grande Aracaju e o Parque Natural Municipal do Poxim, a partir da metodologia ativa da problematização. Metodologicamente, o trabalho de abordagem quali-quantitativa ocorreu nas salas de aula da escola e no Parque do Poxim. Com base na investigação ação-participativa, as atividades foram conduzidas através do método do Arco de Maguerez. A partir da etapa da observação da realidade, realizada em visita de campo ao Parque Natural Municipal do Poxim, os(as) alunos(as) identificaram o principal problema socioambiental local a ser solucionado: o descarte incorreto dos resíduos sólidos. Os pontos-chave de investigação selecionados para as etapas posteriores foram: Parque Natural, Parque Natural Municipal do Poxim, Rio Poxim, Mata Atlântica e resíduos sólidos, sobre os quais os(as) alunos(as) discutiram em sala de aula a partir de notícias levadas pela pesquisadora. Após etapa da teorização, as hipóteses de solução foram geradas. Duas hipóteses de solução foram selecionadas para aplicação à realidade: 1) preparar um folheto com dois objetivos principais: divulgar a existência do Parque Natural Municipal do Poxim e sensibilizar a comunidade em relação ao problema dos resíduos sólidos na localidade; material que foi entregue nas ruas próximas da E.M.E.F; 2) redigir uma Carta de intenção com dois objetivos: incluir a área do Ponto 1, no Parque Natural, e reivindicar melhorias estruturais no local; material que foi entregue aos gestores públicos. Conclui-se que a metodologia da problematização mostrou-se uma importante ferramenta no diagnóstico da relação socioambiental dos alunos(as) com o Parque Natural, apesar dos limites e dificuldades apresentados no decorrer da pesquisa. Assim como possibilitou a promoção da reflexão-ação e enfrentamento diante frente do problema ambiental detectado na realidade local.pt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Sindiany Suelen Caduda dos-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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