Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12663
Tipo de Documento: | Artigo |
Título : | Perfil e competências do professor no ensino superior na educação a distância: avanços e perspectivas para discussões |
Otros títulos : | Profile and competences of the teacher in higher education in distance education: advances and perspectives for discussions |
Autor : | Machado, Marcia Alves de Carvalho Nascimento, Marilene Batista da Cruz Guedes, Josevânia Teixeira |
Fecha de publicación : | ago-2018 |
Resumen: | Este trabalho tem como objetivo identificar o perfil para atuação do professor na EaD, no ensino superior, à luz dos dispositivos legais vigentes e das propostas de políticas nos indicadores de Referenciais de Qualidade, destacando as competências requeridas. Pautou-se na perspectiva teóricometodológica da Sociologia da educação crítica. Consiste em uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com uso da técnica de Análise Textual Discursiva (ATD). Defende-se que a formação nesse campo seja em licenciatura, por caracterizar-se como trabalho docente. Evidencia-se a necessidade das instituições de ensino superior dos cursos de formação inicial de professores reavaliaram essa situação. Considerando, que os professores podem atuar na função de professor e tutor, este estudo propõe ressignificações quanto à diferenciação na atuação do professor e do tutor com vistas a evitar a precarização da profissão docente. |
Resumen : | The objective of this work is to identify the profile for the teacher 's performance in Higher Education, in the light of the existing legal provisions and the policy proposals in the Quality Indicators indicators, highlighting the competencies required. It was based on the theoretical-methodological perspective of Sociology of critical education. It consists of a qualitative research, of a bibliographic character, using the Technique of Discursive Textual Analysis (DTA). It is argued that training in this field is in undergraduate degree, because it is characterized as teaching work. It is evident that the need for higher education institutions in initial teacher training courses re-evaluated this situation. Considering that teachers can act in the role of teacher and tutor, this study proposes re-significances regarding the differentiation in the performance of the teacher and tutor in order to avoid the precariousness of the teaching profession. |
Palabras clave : | Educação a distância (EaD) Marco regulatório Perfil Competência Qualidade Distance education Regulation mark Profile Competence Quality |
ISSN : | 1982-3916 |
Es parte de: | Revista Fórum Identidades |
Idioma : | por |
Institución / Editorial : | Universidade Federal de Sergipe |
Citación : | MACHADO, M. A. de C.; NASCIMENTO, M. B. da C.; GUEDES, J. T. Perfil e competências do professor no ensino superior na educação a distância: avanços e perspectivas para discussões. Revista Fórum Identidades, Itabaiana, v. 27, p. 115-131, maio/ago. 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/forumidentidades/article/view/10365. Acesso em: 03 fev. 2020. |
License: | Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, e que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Disponível em: https://diadorim.ibict.br/handle/1/1460 |
URI : | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12663 |
Aparece en las colecciones: | DEDI - Artigos de periódicos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
PerfilProfessorEducacaoDistancia.pdf | 290,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.