Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12688
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Atividade social e o ensino de língua inglesa: instrução para além da sala de aula
Autor(es): Soares, Nadja Maria Santos
Data do documento: Ago-2019
Resumo: Coadunando com a ideia de que “precisamos estabelecer laços entre a escola e a vida” e respaldados pela perspectiva da “vida que se vive” (MARX; ENGELS, 2006) o cerne da investigação é analisar como o trabalho com atividade social em língua inglesa, por meio de tecnologias digitais, contribui para o desenvolvimento dos alunos. Os aportes teóricos partem da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (VYGOTSKY, 2001; LEONTIEV, 1977; ENGERSTRÖM, 1999; HOLZMAN, 2002); passando pelas Atividades Sociais em aulas de línguas estrangeiras (LIBERALI, 2009) e dos letramentos digitais (LANKSHEAR e KNOBEL, 2015). Compartilharemos o projeto com Atividades Sociais, em língua inglesa, desenvolvido em uma escola pública da rede estadual de ensino de Sergipe. A perspectiva metodológica é da pesquisa crítica de colaboração (MAGALHÃES, 2006; MAGALHÃES; FIDALGO, 2011), que permite a construção do conhecimento, criação e recriação de novas possibilidades de trabalho e aprendizagem como forma de transformação e melhor participação e coexistência na sociedade. A análise dos dados coletados dar-se-á segundo a perspectiva da pesquisa docente (FREEMAN, 1998).
Palavras-chave: Atividade social
Letramentos digitais
Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Atividade docente
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: SOARES, N. M. S. Atividade social e o ensino de língua inglesa: instrução para além da sala de aula. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 430-441.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12688
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AtividadeSocialEnsinoLinguaInglesa.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.