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dc.contributor.authorSilva, Nayara Stefanie Mandarino-
dc.date.accessioned2020-02-10T21:12:40Z-
dc.date.available2020-02-10T21:12:40Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationSILVA, N. S. M. Letramento crítico em um curso de debates do ISF-UFS: análises e possibilidades. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 403-417.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12690-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019pt_BR
dc.subjectLetramento críticopor
dc.subjectInglês sem Fronteiras (Programa)por
dc.subjectDebatespor
dc.subjectEnsino de língua inglesapor
dc.titleLetramento crítico em um curso de debates do ISF-UFS: análises e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoA língua, na perspectiva do Letramento Crítico (LC), é entendida como discurso, sendo permeada por relações desiguais de poder e por ideologias através das quais construímos e atribuímos sentidos, em práticas sociais contingentes (JORDÃO, 2013). Não é possível, portanto, pensar a língua inglesa como sendo neutra. Propõe-se, dessa forma, que o ensino de línguas auxilie os alunos a refletir sobre suas próprias interpretações e a se responsabilizar por suas leituras, que são sempre conflituosas, por serem construções ideológicas, e que trazem consequências sociais (MENEZES DE SOUZA, 2011a). Partindo da teoria do LC, este trabalho objetiva analisar as possibilidades de desenvolvimento do LC nos alunos, em um curso de debates em língua inglesa. O curso em questão foi ofertado pelo programa Inglês sem Fronteiras para duas turmas de alunos e servidores da Universidade Federal de Sergipe que estivessem no nível B2 (intermediário alto), de fevereiro a abril de 2019. Trata-se de uma pesquisa quantitativa-qualitativa de cunho analítico-interpretativo (YIN, 2010), que envolve a análise de questionários, de aulas do curso e de textos que discutem a teoria do LC.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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