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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorRodrigues, Daiane Santos-
dc.date.accessioned2020-02-10T22:18:31Z-
dc.date.available2020-02-10T22:18:31Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationRODRIGUES, D. S. Proposta pedagógica com ênfase nas identidades sociais de raça em materiais para o ensino de línguas adicionais. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 280-289.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12699-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019pt_BR
dc.subjectIdentidade socialpor
dc.subjectRaçapor
dc.subjectMateriais didáticospor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.titleProposta pedagógica com ênfase nas identidades sociais de raça em materiais para o ensino de línguas adicionaispt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende apresentar uma proposta didática com ênfase na valorização de identidades sociais de raça. Partindo do pressuposto de que há uma deficiência em algumas disciplinas para abordarem em sala de aula temáticas relacionadas sobre gênero, feminismo negro, erotização da mulher e valorização identitária. É relevante que os estudantes considerem as aulas de línguas adicionais como fórum de discussão sobre culturas e identidades, como também, pensem e reconheçam que há uma diversidade de gêneros e de raças em seu meio social, assim como a igualdade de direitos. Temos como embasamento teórico estudiosos como: Carvalho (2015); Barros e Costa (2012); Hall (2006); Matos (2011); Moita Lopes (2003); Silva (2006); Ferreira (2012) e Walsh (2009), e destacamos que os professores de línguas adicionais saibam complementar os materiais didáticos e elaborem uma proposta pedagógica que contemple a valorização identitária e que seja próxima à realidade dos alunos. A metodologia deste trabalho é de cunho qualitativo e de base interpretativista, os resultados foram adquiridos através da elaboração do material com aplicação na sala de aula, os quais apontam que as aulas de línguas adicionais proporcionam debates construtivos e contribuem para formação de cidadãos críticos e agentes do meio em que vivem.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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