Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12702
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, Talita Santos-
dc.contributor.authorLeal, Vanesca Carvalho-
dc.date.accessioned2020-02-10T22:49:01Z-
dc.date.available2020-02-10T22:49:01Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationMENEZES, T. S.; LEAL, V. C. Charge em foco: uma proposta multimodal para o ensino de línguas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 243-257.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12702-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019pt_BR
dc.subjectChargepor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectEnsino de línguaspor
dc.titleCharge em foco: uma proposta multimodal para o ensino de línguaspt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoOs textos multimodais apresentam-se, cada vez mais, na contemporaneidade, em que formas inovadoras de comunicação, através de recursos visuais como a imagem e o verbal, se fundem e constroem novos sentidos. Assim, a palavra escrita passa a ser apenas parte da mensagem. Dessa forma, o estudo objetiva discutir a contribuição da charge (texto multimodal) para o processo de ensino e aprendizagem de línguas, pois é um texto que atinge um vasto público, envolve caricaturas de personagens e objetiva ironizar acontecimentos da atualidade. Para isso, propõe-se uma sequência didática, tendo como elemento motivador uma charge intitulada “Desigualdades sociais”. Os procedimentos para a elaboração dessa sequência foram baseados na proposta de Freire (2007). Este estudo apresenta-se como uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica que reúne pressupostos teóricos defendidos por Barbosa (2015), Dionisio (2011), Kress e Leeuwen (2006 [1996]), Rojo (2008; 2009; 2012), Santos, Castro e Silva (2017), entre outros. Os resultados do trabalho apontam para as potencialidades da charge como recurso didático-pedagógico e mostram que, através dos elementos multissemióticos, esse gênero pode servir de apoio em atividades de leitura e escrita, em análises discursivas e ideológicas, bem como em discussões sobre problemas sociais e políticos do país.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ChargeEmFoco.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.