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dc.contributor.authorJesus, Matheus Ferreira de-
dc.date.accessioned2020-02-11T00:39:51Z-
dc.date.available2020-02-11T00:39:51Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationJESUS, M. F. Notas sobre a prematuridade docente e o papel do Pibid na formação inicial de licenciandos em língua inglesa. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 193-206.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12706-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019pt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)por
dc.subjectFormação inicial de professores de inglêspor
dc.subjectFenomenologia da educaçãopor
dc.subjectHermenêuticapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.titleNotas sobre a prematuridade docente e o papel do Pibid na formação inicial de licenciandos em língua inglesapt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoAmparado pela concepção de pesquisa heurística (MOUSTAKAS, 1994), este trabalho é uma reflexão sobre o papel do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na formação inicial de licenciandos em língua inglesa. Seguindo o método da fenomenologia da educação (REZENDE, 1990), analisam-se as impressões de graduandos, bolsistas e voluntários de iniciação à docência (ID) acerca do significa fazer parte do Pibid. Os dados foram levantados por meio de questionários, os quais mapearam as diferentes causas e relações de influências, considerando as dimensões do sentido existencial, da essência do fenômeno e de sua indeterminação e polissemia característica. Interpretam-se os dados sob o prisma da hermenêutica fenomenológica (IFA, 2015; SEIBT, 2012), partindo do conceito heideggeriano de ser-no-mundo para compreender como o sujeito afeta o mundo e vice-versa, objetivando discutir como a manifestação da influência causada na formação inicial é determinada pela troca de experiências e o caráter colaborativo do programa, sendo esse o primeiro passo para que os membros se percebam enquanto professores em formação.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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