Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12727
Tipo de Documento: Monografia
Título: Como é discutido a radioatividade e energia nuclear no ensino médio
Autor(es): Almeida, Wandson dos Santos de
Data do documento: 28-Fev-2018
Orientador: Lalic, Susana de Souza
Coorientador: Sussuchi, Eliana Midori
Resumo: O uso das tecnologias modernas tem provocado nos últimos anos um acelerado desenvolvimento social. Entretanto, esse desenvolvimento nem sempre chega a toda população e, algumas vezes, não ocorre de forma positiva. Surge, assim, a necessidade da alfabetização científica e tecnológica dos seus indivíduos, tornando-os capacitados na tomada de decisões frente às questões socioambientais. Com a radioatividade não é muito diferente. Muitos foram os avanços por ela provocados na ciência e tecnologia, beneficiando diversas áreas, tais como medicina, agricultura, indústria farmacêutica e alimentícia e produção de energia. Em contrapartida, a produção das bombas nucleares, a explosão da usina nuclear de Chernobyl, o desastre radiológico em Goiânia e o vazamento de material radioativo em Fukushima tornaram-se temas frequentemente discutidos pelas mídias. Trabalhos disponíveis na literatura investigando diferentes grupos sociais identificaram concepções errôneas que o público entrevistado tem sobre o tema radioatividade. Nessa pesquisa buscou-se identificar como é trabalhado esse tema no ensino médio por meio de questionário com estudantes do 2º período no curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Sergipe. Identificou-se que mesmo trabalhando com o tema radioatividade durante as aulas de química, os entrevistados compreendem muito pouco do assunto, associam, na maioria das vezes, a radioatividade a algo ruim e desconhecem muito de suas aplicações em tecnologia, em maioria são contra ao projeto de construção da usina no Estado de Sergipe e apontam a mídia como fontes de informação acerca do assunto.
Palavras-chave: Química
Ensino de química
Radioatividade
Energia nuclear
Ensino médio
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DQI - Departamento de Química – São Cristóvão - Presencial
Citação: Almeida, Wandson dos Santos de. Como é discutido a Radioatividade e Energia Nuclear no Ensino Médio. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Licenciatura em Química) – Curso de Licenciatura em Química, Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12727
Aparece nas coleções:Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wandson_Santos_Almeida.pdf997,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.