Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12727
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Como é discutido a radioatividade e energia nuclear no ensino médio |
Autor(es): | Almeida, Wandson dos Santos de |
Data do documento: | 28-Fev-2018 |
Orientador: | Lalic, Susana de Souza |
Coorientador: | Sussuchi, Eliana Midori |
Resumo: | O uso das tecnologias modernas tem provocado nos últimos anos um acelerado desenvolvimento social. Entretanto, esse desenvolvimento nem sempre chega a toda população e, algumas vezes, não ocorre de forma positiva. Surge, assim, a necessidade da alfabetização científica e tecnológica dos seus indivíduos, tornando-os capacitados na tomada de decisões frente às questões socioambientais. Com a radioatividade não é muito diferente. Muitos foram os avanços por ela provocados na ciência e tecnologia, beneficiando diversas áreas, tais como medicina, agricultura, indústria farmacêutica e alimentícia e produção de energia. Em contrapartida, a produção das bombas nucleares, a explosão da usina nuclear de Chernobyl, o desastre radiológico em Goiânia e o vazamento de material radioativo em Fukushima tornaram-se temas frequentemente discutidos pelas mídias. Trabalhos disponíveis na literatura investigando diferentes grupos sociais identificaram concepções errôneas que o público entrevistado tem sobre o tema radioatividade. Nessa pesquisa buscou-se identificar como é trabalhado esse tema no ensino médio por meio de questionário com estudantes do 2º período no curso de licenciatura em química da Universidade Federal de Sergipe. Identificou-se que mesmo trabalhando com o tema radioatividade durante as aulas de química, os entrevistados compreendem muito pouco do assunto, associam, na maioria das vezes, a radioatividade a algo ruim e desconhecem muito de suas aplicações em tecnologia, em maioria são contra ao projeto de construção da usina no Estado de Sergipe e apontam a mídia como fontes de informação acerca do assunto. |
Palavras-chave: | Química Ensino de química Radioatividade Energia nuclear Ensino médio |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DQI - Departamento de Química – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Almeida, Wandson dos Santos de. Como é discutido a Radioatividade e Energia Nuclear no Ensino Médio. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação em Licenciatura em Química) – Curso de Licenciatura em Química, Departamento de Química, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12727 |
Aparece nas coleções: | Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wandson_Santos_Almeida.pdf | 997,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.