Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12735
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: O livro didático de língua inglesa: legitimação do poder/saber
Autor(es): Gois, Amisa Dayane Lima de
Data do documento: Ago-2019
Resumo: Esse trabalho objetiva fazer uma análise dos discursos em circulação no livro didático (mais adiante, LD) de LI, utilizado nas escolas públicas do município de Moita Bonita (SE), Vontade de Saber Inglês (KILLNER; AMANCIO). O trabalho está circunscrito a duas áreas do saber: à Análise do Discurso (linha francesa), a partir, principalmente, dos estudos de Orlandi (1984, 2000, 2001, 2008); à Linguística Aplicada, sob o ponto de vista de Leffa (1999) e de Lima (2008). Para a construção do nosso dispositivo teórico, contamos ainda com as contribuições de Foucault (1997, 2003, 2009 [1969], 2012 [1978], Grigoletto (1999), Carmagnani (1999) e documentos, tais como a LDB (1996), PCN (1999) e o PNLD (referente ao triênio do livro em questão). Entendemos que a relevância das nossas investigações consiste no debruçar de olhar discursivo sobre o LD, tentando inter-relacionar essas áreas do saber (a Análise do Discurso e a Linguística Aplicada). Entendemos, enfim, que esse olhar múltiplo contribui para a constituição dos sujeitos professores de LI, principalmente no que concerne ao fato de eles, a partir da leitura deste trabalho, serem capazes de refletirem sobre as relações de poder/saber estabelecidas na escola.
Palavras-chave: Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Linguística
Análise do discurso
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: GOIS, A. D. L. O livro didático de língua inglesa: legitimação do poder/saber. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 147-160.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12735
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LivroDidaticoLinguaInglesa.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.