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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeitosa, Mayara Oliveira-
dc.date.accessioned2020-02-11T22:05:24Z-
dc.date.available2020-02-11T22:05:24Z-
dc.date.issued2019-08-
dc.identifier.citationFEITOSA, M. O. Interculturalidade no livro didático brasil intercultural: língua e cultura para estrangeiros. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 120-131.pt_BR
dc.identifier.issn2236-2061-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12737-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019pt_BR
dc.subjectPortuguês Língua Estrangeira (PLE)por
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectMaterial didáticopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.titleInterculturalidade no livro didático brasil intercultural: língua e cultura para estrangeirospt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.pt_BR
dc.description.resumoDe acordo com Hall (2005), as transformações sofridas pelos sujeitos ao longo do fenômeno da modernidade mostram que o processo de globalização não se detém apenas a aspectos econômicos, mas características culturais, sociais e políticas. Assim, segundo Canclini (2005), o crescimento de tensões em todas as áreas de vida social, em interações massivas entre sociedades, nas expansões do mercado é decisivo para questionamentos sobre a interculturalidade com novos horizontes teóricos, ou seja, a partir de relações de negociação, conflito e empréstimos recíprocos. O objetivo deste artigo consiste em analisar como se constitui a interculturalidade em atividades da unidade Carpe Diem do livro didático Brasil Intercultural: Língua e cultura para estrangeiros, do nível intermediário. Foram utilizados pressupostos teóricos de Hall (2006) e Castells (1999). Notou-se que a referida unidade do livro Brasil Intercultural apresenta uma proposta de abordagem intercultural, tratando a língua como um lugar de interação e mediadora de relações entre sujeitos e mundos culturais diferentes. Assim, compreendendo a Linguística Aplicada como uma área de produção de conhecimentos que diz respeito às práticas discursivas que são produzidas na sociedade, observou-se que é fundamental que haja uma formação professores de línguas estrangeiras transgressora, a fim de romper com visões tradicionais de ensino e trabalhar questões humanitárias, a relação com outro, as identidades e as diferenças de forma crítica, bem como a interculturlidade e os sujeitos em interação.pt_BR
dc.publisher.initialsLINC/UFSpt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

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