Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12743
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Experienciando o ensino de inglês por meio da pedagogia de projetos durante o Pibid
Autor(es): Andrade, Édipo Santana Bispo
Melo, Josilene da Silva
Data do documento: Ago-2019
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo demonstrar a possibilidade de se trabalhar na perspectiva da pedagogia de projetos em aulas de Língua Inglesa como estratégia de ensino- aprendizagem em face à carga horária reduzida da disciplina, principalmente em escolas públicas. Como contextualização de tal panorama, levamos em conta a realidade do Colégio Estadual Jackson de Figueiredo, instituição vinculada à Rede Estadual de Ensino de Sergipe, que conta atualmente com duas horas-aulas para as turmas de Ensino Fundamental e apenas uma hora-aula para as turmas de Ensino Médio. Partimos das premissas da chamada pedagogia de projetos na perspectiva de Pazello (2005), por acreditarmos que, além de otimizar o trabalho do professor em sala de aula, ela possibilita que alunos em geral possam aprender a língua inglesa de maneira mais significativa, além de possibilitar aspectos alinhados com uma visão de ensino mais sociointeracionista, de acordo com os preceitos filosóficos educacionais de Vygotsky ([1930] 2003). Para a discussão de experiências com a pedagogia aqui tratada, serão levadas em conta as vivências de um professor supervisor e uma bolsista do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
Palavras-chave: Ensino de inglês
Pedagogia de projetos
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: ANDRADE, E. S. B.; MELO, J. S. Experienciando o ensino de inglês por meio da pedagogia de projetos durante o Pibid. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 37-48.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12743
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ExperenciandoEnsinoInglesPibid.pdf1,91 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.