Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12744
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Questionando o questionário: experienciando as visões de discentes sobre o ensino-aprendizagem de inglês
Autor(es): Alves, Letícia Conceição Santos Ramos
Cruz, Vitória Nascimento da
Data do documento: Ago-2019
Resumo: O presente trabalho é uma discussão dos dados coletados num questionário que teve como objetivo levantar o perfil de discentes de turmas do 1o. ano do ensino médio de uma escola pública no ano de 2018, por meio da aplicação de um questionário que explorou tópicos sobre as experiências marcantes dos alunos com o inglês, uso de tecnologias, entre outros aspectos relacionados ao ensino-aprendizagem da língua inglesa. Tal levantamento deu-se como parte das ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) da Universidade Federal de Sergipe. Conforme Paulo Freire (1980), há questões exteriores que necessitam ser evidenciadas, a realidade do aluno deve ser vista a partir da experiência existencial do mesmo, e não considerada como algo estático e bem- comportado. O levantamento dos dados do questionário aplicado nas turmas permitiu-nos compreender as particularidades que interferem na aprendizagem dos alunos e algumas questões exteriores que afetam a relação aluno e escola e que geralmente não são enfatizadas. Assim, as respostas esclareceram aspectos pertinentes à visão dos alunos sobre a língua inglesa na escola, bem como sobre como eles têm contato com a língua inglesa fora do ambiente escolar.
Palavras-chave: Questionário
Ensino-aprendizagem
Aluno
Língua inglesa
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do V SEFELI, v. 5, 2019
Idioma: por
Sigla da Instituição: LINC/UFS
Citação: ALVES, L. C. S. R. ; CRUZ, V. N. Questionando o questionário: experienciando as visões de discentes sobre o ensino-aprendizagem de inglês. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 5., 2019, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2019. p. 29-36.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12744
Aparece nas coleções:V Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
QuestionandoOQuestionario.pdf1,9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.