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dc.contributor.authorSantana, Diego Bragança de-
dc.date.accessioned2020-02-28T17:06:47Z-
dc.date.available2020-02-28T17:06:47Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationSANTANA, D. B. O novo amanhecer da ocupação: uma narrativa fotoetnográfica de uma reintegração de posse. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12833-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectFotoetnografiapor
dc.subjectAuto-representaçãopor
dc.subjectMovimentos Sociaispor
dc.titleO novo amanhecer da ocupação: uma narrativa fotoetnográfica de uma reintegração de possept_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo enunciar as tensões sociais envolvidas em um processo de reintegração de posse sucedido na região periférica da cidade de Aracaju, Sergipe. As cenas desta narrativa antropológica foram construídas sob o olhar da fotoetnografia, de modo que os registros de imagem se entrecruzam com as falas que constroem o texto, nos dando acesso amplo a memória dos sujeitos observados e suas respectivas processualidades, considerando o tempo e espaço em que os mesmos estão inseridos, onde a auto-representação, através de seus enquadramentos e selfies, cristalizam as relações entre movimentos sociais e o Estado. Os acontecimentos e elos interpessoais emergem, elucidando como são constituídas as configurações operacionais de embate social através do engajamento, militância, associativismo, lideranças comunitárias, experts, mídia, partidos e políticos. Sendo assim, esses dados nos dão o vislumbre de considerações para repensarmos categorias analíticas socioantropológicas imbricadas na composição etnofotográfica em circunstancias bastante peculiares e conflitantes. A Sociologia da Imagem e Antropologia Visual são reveladas nesta leitura através dos registros fotográficos feitos por profissionais e suas câmeras e por amadores com seus celulares. Como consequência, esses dois olhares sobre o outro, acabam estabelecendo diferentes concepções: para quem está dentro das barricadas e para quem está fora delas.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: GT02 - Dinâmicas de Poder e Práticas Políticas

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