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dc.contributor.authorDantas, Rafael Jesus da Silva-
dc.date.accessioned2020-03-04T18:29:01Z-
dc.date.available2020-03-04T18:29:01Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationDANTAS, R. J. S. O poder feminino de Iansã e o esquecimento do negro no museu. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2526-3013-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/12909-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofAnais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFSpt_BR
dc.subjectSociologiapor
dc.subjectMuseupor
dc.subjectExposiçãopor
dc.subjectIansãpor
dc.titleO poder feminino de Iansã e o esquecimento do negro no museupt_BR
dc.typeTrabalhos em Eventospt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo discute os aspectos sócios - museais, que tem por objetivo apresentar a importância da representação da mulher negra nós museus e a presença social dos orixás nas exposições. Por meio de pesquisa bibliográfica e coleta de dados em campo, têm por objetivos investigar os obscuros caminhos da formação da inferioridade ideológica do negro, as formas de resistência em busca de sua emancipação, bem como suas lutas em favor de uma visibilidade, voltada para o entre - lugar museográfico do candomblé, analisando a representação dos objetos simbólico-religiosos afros em diferentes museus brasileiros. Para tanto, apresenta uma breve narrativa em torno do orisá Iansã para, em seguida, visualizar suas diferentes representações no campo museológico brasileiro, apresentando aspectos de sua história a partir das diferentes exposições museológicas, com o intuito de destacar os aspectos da religiosidade afro-brasileira e sua relação com os museus, com a gastronomia e o patrimônio. A partir da analise interpretativa das praticas sociais no museu e observando como os objetos expositivos geram tensões relativas à ausência da representação negra nos espaços de memória. Pensando em formas de garantir a preservação dos valores culturais da sociedade e a inserção do patrimônio cultural no cotidiano das comunidades passa necessariamente contribuir para um possível fim das tensões raciais e com supremacia dos conteúdos eurocêntricos, por muito desarticulados nas temáticas expositivas. A problemática surge em torno da patrimonialização e a musealização, pretende compreender a configuração em volta de um discurso narrativo nos processos históricos e sociais na contemporaneidade.pt_BR
dc.publisher.initialsPrograma de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)pt_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:GT04 - Relações Étnicos-Raciais e de Gênero

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