Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13016
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Almeida, Lívia Jéssica Messias de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-12T00:40:58Z | - |
dc.date.available | 2020-03-12T00:40:58Z | - |
dc.date.issued | 2018-04 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, L. J. M. Políticas públicas para educação das relações étnico-raciais em Feira de Santana-Bahia: uma análise discursiva dos documentos oficiais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2526-3013 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13016 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS | pt_BR |
dc.subject | Sociologia | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Educação das relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Planos municipais de educação | por |
dc.title | Políticas públicas para educação das relações étnico-raciais em Feira de Santana-Bahia: uma análise discursiva dos documentos oficiais | pt_BR |
dc.type | Trabalhos em Eventos | pt_BR |
dc.identifier.license | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo investiga os discursos presentes nos documentos oficiais sobre as políticas públicas para educação das relações étnico-raciais em Feira de Santana-BA, no que se refere ao cumprimento da lei nº 10.639/03. As análises documentais foram fundamentadas no método materialista histórico-dialético associado às discussões do campo das relações étnico-raciais. Dessa forma, selecionamos como fontes primárias o Plano Municipal de Educação 2012-2021 e Plano Municipal de Educação 2014-2023 que orientou/orienta a educação no município. Esses documentos foram analisados em articulação e confronto com documentos oficiais nacionais e estaduais que prevêem a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afrobrasileira e africana nas escolas; bem como, com documentos não-oficiais produzidos nesse contexto pelas salas temáticas da II Conferência municipal de Educação e reportagens de jornais locais e regionais. Assim, a partir das regularidades e das condições de produção discursivas, observamos que os documentos são objetos e produtos de um campo de correlação de forças que evidenciam uma heterogeneidade de projetos de educação na esfera municipal. Pois, regride quando observamos a exclusão da respeito à diversidade como um pilar orientador da educação, mesmo em contradição com plano nacional e estadual de educação, além de apenas considerar as relações étnico-raciais, fora da meta específica, quando se trata de elevação da taxa de escolaridade ou de número de matrículas. Entretanto, notamos um avanço do plano municipal aprovado em 2012 para o que foi aprovado em 2016, pois existe uma melhor definição das atribuições municipais na meta e nas estratégias específicas, bem como no que refere ao tempo de cumprimento. | pt_BR |
dc.publisher.initials | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | GT07 - Direitos Humanos, Políticas Públicas e Participação Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EducacaoRelacoesEtnicoRaciais.pdf | 224,17 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.