Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13028
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Práticas educativas na sociologia: desnaturalização e exercício da imaginação sociológica no interior do Ceará
Autor(es): Vieira, Miqueias Miranda
Rower, Joana
Pinheiro, Carlos Henrique Lopes
Vieira, Mykaelly Morais
Feitosa, Francisco Walef Santos
Data do documento: Abr-2018
Resumo: Nesse estudo propomos refletir sobre experiências sociológicas com práticas educativas desenvolvidas no cotidiano escolar mediante o estágio realizado na licenciatura em sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira- UNILAB. As práticas aconteceram em 2017 na Escola Profissional integrada ao ensino médio localizada no Ceará, em Redenção. Como parte dos intuitos do Estágio (Observação/intervenção), realizamos uma roda de conversa na intenção de proporcionar o estranhamento e desnaturalização das categorias educação e trabalho, observadas no cotidiano da modalidade de ensino, e uma oficina no enfoque sociológico direcionadas como revisão de conteúdos para o ENEM. A partir da apropriação da imaginação sociológica e na intenção de compreender as disposições sociais e o habitus que compõe a escola, ao observarmos as categorias educação e trabalho, refletimos com os/as estudantes como essas são abordadas no eixo sociológico e como discentes pensam/percebem e vivenciam essas. Posterior, utilizamos da proposição de oficina para subsidiar os/as estudantes o esforço de estranhamento da realidade social mediante a analise de questões já aplicadas no ENEM. Na apropriação da observação e na transposição para uma intervenção, percebemos que ao utilizar as categorias sociológicas pudemos exercitar exatamente o caráter de saberes sociológicos na composição de um estranhamento da realidade social e na compreensão de agentes que ressignificam no plano prático, parâmetros teóricos a partir de suas ações. Mediante práticas educativas na sociologia, percebemos que estamos em construção de saberes imbricados a uma concepção de observar e intervir na realidade social por meio de uma imaginação sociológica.
Palavras-chave: Sociologia
Práticas educativas
Imaginação sociológica
ISSN: 2526-3013
Parte de : Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS)
Citação: VIEIRA, M. M.; ROWER, J.; PINHEIRO, C. H. L.; VIEIRA, M. M.; FEITOSA, F. W. S. Práticas educativas na sociologia: desnaturalização e exercício da imaginação sociológica no interior do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13028
Aparece nas coleções:GT08 - Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PraticasEducativasImaginacaoSociologica.pdf398,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.