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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSousa, Pedro Amaral-
dc.date.accessioned2020-03-16T19:23:07Z-
dc.date.available2020-03-16T19:23:07Z-
dc.date.issued2018-05-11-
dc.identifier.citationSOUSA, Pedro Amaral. Leitura de charges em uma perspectiva sociocognitivo-discursiva de referenciação : o caso das anáforas indiretas. 2018. 172 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13040-
dc.description.abstractThis dissertation is the record of a work developed in Portuguese language classes, in a 9th grade class of Paripiranga/ BA. The research aims to analyze referential processes - the case of indirect anaphora - present in cartoons as a verb-imagetic discursive genre, in a discursive-sociocognitive perspective. It considers the possibility of attributing meaning to the text, based on the “clues” left by the cartoonist and negotiated with the reader. The corpus is composed of four chargic texts, in which ways are sought for the recovery of intertextualities in these cartoons. In this bias, the selection of texts was made on Internet sites, based on the referencing and indirect anaphora discussed by Cavalcante, Custódio Filho and Brito (2014), Bernardino Silva (2014) and Custódio Filho (2009). Like this, 9th grade students participated in reading activities, expanding their reading competence through a pedagogical proposal built on the action research-method.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectIntertextualidadepor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectAnáforapor
dc.subjectLinguística textualpor
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectProcessos referenciaispor
dc.subjectChargepor
dc.subjectTextual linguisticseng
dc.subjectReferencingeng
dc.subjectReferential processeseng
dc.subjectIndirect anaphoraeng
dc.subjectCartooneng
dc.titleLeitura de charges em uma perspectiva sociocognitivo-discursiva de referenciação : o caso das anáforas indiretaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Carvalho, José Ricardo da Silva-
dc.description.resumoA presente dissertação é o registro de um trabalho desenvolvido nas aulas de Língua Portuguesa, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de Paripiranga/BA. A pesquisa tem como pretensão a análise de processos referenciais - o caso das anáforas indiretas - presentes nas charges como gênero discursivo verbo-imagético, em uma perspectiva sociocognitiva discursiva. Considera a possibilidade de atribuição de sentido ao texto, a partir das “pistas” deixadas pelo chargista e negociadas com o leitor. O corpus é composto de quatro textos chárgicos, nos quais se buscam caminhos para a recuperação das intertextualidades nessas charges. Nesse viés, a seleção dos textos foi feita em sites da internet, tendo como base a referenciação e as anáforas indiretas discutidas por Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Bernardino Silva (2014) e Custódio Filho (2009). Assim, os estudantes do 9º ano participaram das atividades de leitura, ampliando a competência leitora deles por meio de uma proposta pedagógica construída a partir do método da pesquisa-ação.pt_BR
dc.publisher.programPós-Graduação Profissional em Letraspt_BR
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.publisher.initialsUFSpt_BR
dc.description.localItabaiana, SEpt_BR
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Letras

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