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Tipo de Documento: Artigo
Título: Berkeley e Mandeville: religião e moralidade
Título(s) alternativo(s): Berkeley and Mandeville: religion and morality
Autor(es): Santos, Antônio Carlos dos
Data do documento: Abr-2011
Abstract: O objetivo deste texto é analisar o debate entre Berkeley, na obra Alciphron, e Mandeville, na “A fábula das abelhas” e “Carta para Dion”, tendo como centro da discussão as questões indiretamente levantadas por Berkeley para seu oponente: Na sociedade pensada por Mandeville ou em seu sistema social, político e econômico, haveria um lugar para a religião? E, se há algum lugar, qual seu papel? Sem a religião, o que fundamentaria a moralidade na vida social? _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The purpose of this text is to analyze the debate between Berkeley’s Alciphron and Mandeville’s The fable of the bees and Letter to Dion, focusing on the questions indirectly raised by Berkeley to his opponent: Would there be a place for religion in Mandeville’s society or in his social, political and economic system? If so, what role would it play? Without religion, on what foundations would morality in social life be based?
Palavras-chave: George Berkeley
Bernard Mandeville
Moralidade
Religião
ISSN: 1984-8234
Instituição/Editora: Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Citação: SANTOS, A. C. Berkeley e Mandeville: religião e moralidade. Filosofia Unisinos, São Leopoldo, v. 12, n. 1, jan./abr. 2011. Disponível em: <http://dx.doi.org/ 10.4013/fsu.2011.121.05>. Acesso em: 08 out. 2014.
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URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/1312
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